Educação Infantil

Educação Infantil

O trabalho educativo desenvolvido na educação infantil do Instituto Canção Nova acontece em parceria: educadores e estagiárias, onde uma vem a ser o suporte para a outra, tanto na formação (estagiária), quanto na prática pedagógica (educadora). Durante o período letivo são desenvolvidos intensos projetos escolares que visam à promoção das experiências vividas em cada criança e dos conhecimentos próprios da infância, sem tirar o foco daquilo que é próprio do Instituto Canção Nova quanto à missão, visão e valores.

Para edificar sua identidade, uma criança necessita de estímulos no âmbito físico, psicológico, psicomotor, cognitivo e social. O Instituto Canção Nova favorece meios ideais para que a sucessão sistemática aconteça com serenidade, com uma prática pedagógica que tem como fundamento o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

As atividades realizadas consideram algumas características peculiares da infância: coordenações dos sentidos, processos de memória, atenção, concentração, fala, audição, estágios pictográficos e habilidades motoras.

A educação infantil no Instituto Canção Nova também oferece aulas de música, informática, espanhol, inglês, atendimento psicopedagógico e psicomotricista.

Vale ressaltar que uma vez por semana há o uso da Brinquedoteca, onde as crianças podem construir uma forma privilegiada de aprender, no qual o ambiente lúdico envolve criativamente a criança no processo educativo, bem como na formação de valores cristãos e sociais.

Desta forma, demostra-se o compromisso da Instituição com a edificação da cidadania, a partir do investimento na extensa potencialidade de aprendizagem e satisfação em descobrir, nato na criança. No prisma pedagógico, é essencial que a alfabetização seja apropriadamente executada nessa faixa etária.

Sendo assim, destacamos que os objetivos da Educação Infantil no ICN são: promover o desenvolvimento social, físico, afetivo, intelectual e psicológico das crianças na Educação Infantil; promover e incentivar a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor; ampliar a comunicação verbal, corporal, visual e escrita por meio de atividades lúdicas e criativas.