Capacitação sobre Contações Histórias - Projeto Anual

Contação de História e Capacitação Educadores e 270117A cada ano o Instituto Canção Nova segue um tema que a equipe de Pedagogia de Projetos desenvolve para nortear as atividades pedagógicas e dar nome ao projeto anual.
Em 2017 o tema será: “História e Histórias, passaporte para o mundo”. Na proposta queremos resgatar o significado das histórias, propondo trabalhar a interdisciplinaridade que este tema comporta.
Baseados nos 300 anos da história de Nossa Senhora Aparecida e nos 100 anos de Nossa Senhora de Fátima queremos enfatizar as descobertas e invenções posicionadas por décadas, desde 1770 a 2020. Queremos, sobretudo, que o aluno conheça os fatos que marcaram estas épocas, como também localidades, costumes, estilos de moda e etc. Por outro lado, destacamos alguns autores e obras literárias, incentivando o uso de artes, linguagem entre outros.
Inspirados por este tema foram criadas etapas para o desenvolvimento das atividades durante todo o ano. As sugestões são de passeios pedagógicos e os planos de ação, como por exemplo: arrecadar livros e promover a captação de recursos para a compra de novos livros de literatura; preparar momentos de incentivo à leitura, contação de histórias, concurso de poesias, escrita de livros e etc; realizar apresentação de poemas, jograis, dramatizações, exposições de trabalhos dos alunos nas festas escolares.
Também os nomes das nossas principais festas da escola seguirão por esse caminho, por exemplo a Feira da Alimentação será “ABC da Alimentação”, alimentos que se tornaram temas de canções”. Nossa Festa Junina será “Construído Décadas”, músicas que marcaram a história de canções; e a Festa da Primavera “Palavreando Versos”, músicas com histórias cantadas, poemas, jograis e dramatizações, livros, etc.

Capacitação de Histórias

Ou se calça a luva e não se põe o anel – Interpretação da música “Ou isto ou aquilo” de Lena D’Agua | Foto: Samuel Matos

No dia 27 de Janeiro, dando início a uma das primeiras atividades direcionadas pela contação de histórias de nosso Projeto Anual, Meily Moany, gestora da Rede Salesiana de Escolas – Brasil, fez contações de histórias para nossos alunos da Educação Infantil e Fundamental I com os temas “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha e “O pescador, o anel e o rei”, de Bia Bedran. Em seguida, ministrou uma Capacitação aos Professores, deixando um vídeo para reflexão.  Clique e confira

Confira as fotos destes momentos

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.