Crise hídrica: O uso consciente da Água

O Sudeste brasileiro registra a mais grave crise hídrica e para melhorar o cenário, o uso consciente é uma das soluções.

Crise hídrica: O uso consciente da ÁguaA falta d’água em São Paulo poderá afetar 14 milhões de pessoas em 2015 na capital e no interior do estado.

Este problema é conjuntural (uma crise passageira), é que em 2014 uma forte estiagem atingiu na região a pior para o Sistema Cantareira desde 1930, mas Marcelo Vargas da Universidade Federal de São Carlos alerta “A crise não é meramente conjuntural”.

Segundo ele, o problema estrutural começa com o fato de a Região Metropolitana de São Paulo, a primeira abastecida pelo Sistema Cantareira, ser uma Metrópole “grande e mal localizada”, onde quase 20 milhões de pessoas têm acesso à pouca água, o que leva a SABESP empresa responsável pelo abastecimento – a importar metade do líquido de outras regiões.

Outro fator da crise hídrica é o uso excessivo do líquido no estado de São Paulo, o uso inconsciente é de 200 litros de água dia por pessoa enquanto em outros países se usa a metade.

Para mudar esse número e melhorar a crise hídrica é o uso consciente do líquido. É conscientizar a população que a higiene pessoal pode ser feito com o tempo reduzido.

O banho tem que ser rápido, um chuveiro elétrico, em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros, a dica é não ficar com o chuveiro o tempo todo ligado, quando for lavar o cabelo e ensaboar o corpo é fechar o registro e na hora de enxaguar ligar novamente.

Para escovar os dentes Cinco minutos com a torneira aberta, gasta 12 litros de água, uma pessoa que escova os dentes quatro vezes ao dia gasta 48 litros de água com a torneira aberta e por mês 1440 litros. A Dica é molhar a escova e fechar a torneira enquanto se escova os dentes economizando cerca de 45 litros de água por dia e 1350 litros de água por mês.

O mesmo vale para aquela torneira que fica gotejando o dia todo, em média ela vai gotejar 46 litros de água por dia no mês 1380 litros. O uso consciente desse liquido tão precioso no nosso dia a dia vai amenizar o efeito dessa crise em nossa região.

Alex Gomes Lima

Professor de Matemática

 

 

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.