Curso Técnico de Rádio e TV

Justificativa e objetivos do curso

É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham conclusão no Ensino Fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do Ensino Médio.

O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV vem atender a uma demanda existente no mercado de trabalho especialmente no Vale do Paraíba e na própria Fundação João Paulo II.

O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV tem como objetivo geral formar comunicadores sociais tecnicamente qualificados, eticamente orientados e socialmente comprometidos, conforme o decreto 57.141/2011 publicado no Diário Oficial do dia 11/6/2013.

Acesso ao curso

Para ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV, o candidato deverá atender aos requisitos preestabelecidos no Plano de Curso do Instituto Canção Nova.

A matrícula realizar-se-á em período pré-determinado que acontecerá no início das atividades escolares.

Requisitos de Acesso

Para matricular-se no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV, o candidato deverá ter, no mínimo,16 anos completos, estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou ter Ensino Médio Completo, sendo necessário apresentar o comprovante de conclusão.

Organização curricular do curso

Componentes CurricularesCarga horária no Semestre
Módulo IRoteiro e Produção de Rádio50
Técnica de Locução e Entrevista50
Edição em rádio50
Operação de rádio50
Teoria e História da Comunicação30
Ética e Legislação da Comunicação30
Prática em Rádio140
Módulo IRoteiro e Produção em TV40
Técnicas de Apresentação e Entrevista50
Edição de vídeo50
Cenografia e Iluminação40
Captação de Imagem50
Direção de Imagem30
Práticas em TV140

A avaliação interna do processo de ensino e aprendizagem, responsabilidade do Instituto Canção Nova, será realizada de forma contínua e sistemática, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa da escolaridade.A verificação do rendimento escolar compreenderá a avaliação das competências adquiridas pelo aluno.

 

Compensação de ausências

O controle de frequência será efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequência mínima de 75% para a promoção.

 

Corpo docente

Adriana Ferreira da Silva

Daniel Ramos Gonçalves

Danielson de Oliveira Freire

Denise Villela Claro Campos

Shirlei Aparecida Batista

Tarciana Matos Barreto

 

Portal Acadêmico

O Portal Acadêmico é uma ferramenta para que os alunos possam acompanhar notas, faltas, horários entre outros itens.

A princípio vamos utilizar somente o item Acadêmico em que o aluno poderá em:

– Notas/faltas por etapas

Acompanhar as notas e faltas por disciplina a cada bimestre;

– Dados pessoais

Acessar todos os dados dos alunos (filiação, endereço, telefone) e se for preciso, atualizá-los;

-Quadro de horário

Poderão acessar o horário, disciplina e o professor de cada dia da semana;

Retire na secretaria seu usuário e senha para acesso ao Portal.


Histórico Escolar e Certificado

Prezados Formandos, parabéns por mais esta etapa conquistada!

Importante: Após a formatura, para o formando obter o Histórico Escolar de Conclusão de Curso é necessário que no mesmo conste o número de registro GDAE Concluinte, para tanto esclarecemos os seguintes passos:

O que é GDAE?

O GDAE – Gestão Dinâmica da Administração Escolar é um sistema de administração local, constituído por um amplo portal operacional a ser utilizado pelas escolas, diretorias e órgãos centrais, alimentando as bases de dados operacionais da Secretaria de Estado da Educação através da internet.
Foi instituído pela Resolução SE 107/02.

O que é o Número de Registro?

O número de Registro é o número gerado pelo sistema GDAE ao tornar pública a conclusão dos estudos efetuados pelo aluno, ficando confirmada a sua identidade, assim como a regularidade dos atos escolares e a autenticidade dos registros após conclusão de um Curso, seja de Ensino Fundamental, de Ensino Médio ou de Educação Profissional.

Importante: O Histórico Escolar de Conclusão de Curso e Certificado só tem validade com a publicação do Número de Registro.

 

O que é Consulta Pública?

A Consulta Pública é o meio pelo qual o público em geral – universidades, faculdades, instituições empregadoras, órgãos de classe, além do próprio interessado – poderão confirmar a conclusão de um Curso realizado por um determinado aluno através da internet, além de constitui-se o meio de obtenção do visto-confere dos documentos escolares.

Portanto, esclarecemos que a previsão para a publicação do referido número de registro citado, bem como do Histórico Escolar de Conclusão de Curso será de no máximo 90 dias após a data da formatura. (Esse prazo pode ser alterado, pois dependemos da Supervisão da Delegacia de Ensino para homologar os históricos)

Durante este tempo o formando que desejar algum documento que informe a conclusão do curso, poderá solicitar uma Declaração de Conclusão de Curso que será expedida no ato da solicitação ao mesmo.

Importante: O formando que ainda não entregou os documentos solicitados anteriormente, referentes a sua vida escolar (exemplo: Histórico Escolar da outra escola, cópia do RG, etc) não terá seu número de Registo expedido pela Diretoria de Ensino.

Qualquer dúvida, por favor consulte a secretaria.