Dia de conscientização do Trânsito na Educação Infantil

Dia de conscientização do trânsito da Educação InfantilComemora-se no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito. “Neste dia, as Educadoras Thalita Sianne e Natália Sene trabalharam com as crianças do Nível I e II uma atividade de conscientização sobre hábitos e comportamentos que garantem segurança no Trânsito.

De forma lúdica, as crianças participaram de um Circuito de Trânsito simulando um percurso de carro em que conheceram faixa de pedestre, semáforo, placas e agentes educadores de trânsito.

Através desta atividade aprenderam a respeitar algumas placas importantes e ter atitudes corretas para evitar causas de acidentes no trânsito como: uso do cinto de segurança; importância do acento da cadeira; não jogar lixo fora da janela; não falar ao celular; respeitar o próximo e ter paciência.

Dia de conscientização do  Trânsito na Educação InfantilAo final da atividade, as crianças receberam a CNHM – Carteira Nacional de Habilitação Mirim, que dá direito a conduzir bicicleta, patinete, velocípede, velotrol, skate e entre outros.

“Ao elaborar a atividade sobre o Trânsito, a ideia foi mostrar aos educandos a importância de ter atenção e respeitar a sinalização fazendo uso adequado do cinto de segurança, dar as mãos para um adulto no momento de atravessar a rua. Pois assim podemos evitar muitos acidentes que hoje ocorrem frequentemente. Desta forma os educandos podem auxiliar os adultos “chamando até mesmo a atenção deles para terem esses cuidados na prática quando estão dirigindo”, explica a Professora Thalita Sianne.

“Nesta semana de conscientização sobre o Trânsito, que tem como slogan: ‘O trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida’, aprendemos com as crianças relembrando detalhes que fazem diferença no trânsito e que muitas vezes ficam adormecidos em nós adultos, afirma a Professora Natália Sene.

As crianças já sabem que devemos respeitar as leis de trânsito.

Aprenderam se divertindo!

Maria Rita Pereira de Castro Azevedo


Maria Rita

Maria Rita Castro, casada, mãe de dois filhos. É colaboradora da FJPII e atua no Núcleo de Comunicação do Instituto Canção Nova

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.