Dia de Dom Bosco

São João Bosco encanta jovens após 200 anos.

Deia Bdh

Deia Bdh

A comemoração em homenagem ao Dia de Dom Bosco foi realizado durante três dias no Instituto Canção Nova. Durante o evento, palestras foram ministradas e apresentação de Street‬, motivou os jovens do Fundamental II e Médio, cujo tema foi “A arte da vida é a alegria”.

‬Já para o Fundamental I, foram exibidos sessões do Filme “Dom Bosco uma vida para os jovens”, uma forma de fazer memória da vida do inesquecível Pai e mestre da juventude.

Dom BoscoSão João Bosco, cuja memória litúrgica festejamos em 31 de janeiro, foi chamado de “Pai e mestre da juventude”, porque empregou forças durante toda a sua vida para ajudar os jovens. Dizia: “Eu não quero outra coisa dos jovens senão que sejam bons e estejam sempre alegres”. Com métodos simples, sabia conquistar, reconquistar e educar os desprovidos de confiança e reinseri-los na sociedade.

Ele nos deixou como legado o Sistema Preventivo que resumiu “como sendo um método muito simples”. “Deixar aos jovens plena liberdade para fazer as coisas que mais lhes agradam. O segredo está em descobrir neles o germe das boas disposições e procurar desenvolvê-las.” O jovem é inclinado a alegria, isto é, aquele sentimento de felicidade gerado pela diversão.

Celebraremos o bicentenário do nascimento de Dom Bosco, em 16 de agosto de 2015 e ainda, muitos perguntam: Como as Instituições obtêm êxito aplicando o Sistema Preventivo de Dom Bosco, depois de 200 anos? A premissa na missão educativa iniciada por ele e seguida por muitas escolas, atinge a eficácia, certamente pelo ato de amor concedido aos jovens.

Eugênia Helena Fraante

Assessora de Comunicação

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.