Entenda o dia de Todos os Santos

Fotos: Eugênia Fraante|Festa de todos os Santos em 2016

Fotos: Eugênia Fraante|Festa de todos os Santos em 2016

Crianças da Educação Infantil homenageiam os Santos. Clique e veja todas as fotos.

O dia da Festa de todos os Santos

O dia de Todos os Santos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica, nesta festa são recordados os santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados.

Importância da Festa

Esta festa é importante porque nela são recordados também a memória daqueles santos que não são os que estamos acostumados. De pessoas que morreram em estado de graça, que são santas, mas não foram oficialmente elevadas aos altares das Igrejas em forma de imagens.

Esta realidade revela a nossa vocação universal à santidade. Todos nós somos chamados a sermos santos. Independente de um reconhecimento oficial ou não. Nossa vocação universal expressa a comunhão dos Santos.

O que é a comunhão dos santos?

A Igreja é uma realidade única que subsiste em três formas: a padecente, naqueles que estão salvos, mas que no purgatório se purificam das penas de seus pecados, ou seja, mesmo passando desta vida em estado de graça são ainda marcados pelas consequências de pecados que tiveram; a peregrina, que são os que ainda vivem neste mundo, sabendo que aqui não tem morada permanente, e aqui devem viver em santidade; e a triunfante, naqueles que estão salvos e santos, os quais nós celebramos e pedimos a intercessão.

A comunhão dos Santos é a realidade na qual nós, a Igreja peregrina, contamos com a intercessão dos da triunfante, os santos, e fazemos nossas preces pelos da padecente. Assim, realiza-se a comunhão dos santos, assim ganhamos amigos no céu pela oração e intercessão mútua.

Dia de celebrar

Portanto, o dia de todos os santos é momento de celebrarmos juntos com aqueles que no céu intercedem por nós. Sejam eles conhecidos ou não.

Dos santos conhecidos tem algum do qual você admira? Tipo São Francisco, Santo Antônio, São Padre Pio, Santa Rita de Cássia, Santa Clara? Por acaso você sabe me dizer de algum brasileiro já canonizado oficialmente?

Partilhe conosco! Faça seu comentário. 

Deus abençoe você.

Padre Edison de Oliveira

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.