Feira da Alimentação 2014

Nutrição e Solidariedade: Valores Humanos

Feira da Alimentação

Feira da Alimentação

A Feira da Alimentação aconteceu no Centro de Evangelização, Dom João Hipólito de Moraes, em Cachoeira Paulista-SP. A presença da Comunidade Escolar estava em massa, prestigiando as apresentações musicais, as exposições de  telas, a “Barraca Geração Saúde e as Premiações dos mestres-cuca.

 A proposta do Projeto de Alimentação do Instituto Canção Nova enfatizou durante a aplicação informações sobre o bom hábito alimentar, com cardápio balanceado e a prática do ser Solidário. A Culinária Kids da Educação Infantil proporcionou um valioso momento de aprendizado, com o preparo de  sanduíche e suco natural. As demais turmas se envolveram na preparação de receitas balanceadas, porém o carro-chefe desse evento foi a Campanha de alimentos não perecíveis e  toda  a arrecadação será direcionada a uma Instituição Beneficente.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) distingue uma alimentação adequada de uma dieta insuficiente. “Nutrição é a ingestão de alimentos, tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição – uma dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular – é a “pedra fundamental” de uma boa saúde. A má-nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da produtividade.”

Tereza Cristina Saraiva em seu poema, afirma que o acreditar e o contribuir são faces da solidariedade, mesmo numa época nefrálgica de uma sociedade com atributos egoístas e individualistas.“Aprendi que fazendo um gesto de solidariedade, à impunidade não tem vencedores. E posso ser a única a trabalhar em um projeto, mas se eu acreditar, terei apoio de muitos, se eu fizer a minha parte.”

 O papa Francisco, em sua visita ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude em 2013, fez um pedido a Sociedade “Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo!”

 A solidariedade é um dos princípios éticos basilares da concepção cristã de organização social, política e econômica. A ideia de solidariedade propaga-se desde o século XX no ensino social da Igreja Católica. A cultura da solidariedade deverá regular a sociedade ao invés da cultura do egoísmo, do individualismo.

Todos os esforços da Comunidade Escolar neste Projeto produziram  frutos vitais para a boa nutrição e solidariedade.

Eugênia Fraante

 

 

 

 

 

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.