Férias: Tempo de brincadeiras

Conheça algumas brincadeiras para as férias da criançada

FériasFérias escolares é um momento bastante importante para a saúde física e emocional das crianças, pois representa período de descanso, lazer e vínculo familiar.

Mesmo que os pais continuem trabalhando, dá para conciliar férias dos filhos e trabalho, reservando alguns momentos do seu dia para fazer brincadeiras divertidas ou até, quem sabe ajudar o seu filho a cada vez mais se tornar independente, mostrando assim atenção e todo amor que sente por ele, pois o mais importante do que quantidade é a qualidade dos momentos em família.

Em todo o período letivo, por conta da correria dos horários os pais acabam auxiliando seus filhos na hora de se arrumar, organizar seus pertences e na alimentação para que não se atrasem. As férias é um ótimo momento para dar mais autonomia a seus filhos e ensiná-los a se cuidar, como, por exemplo, arrumar sua cama, escolher sua roupa e vestir-se sozinho, (incluindo meias e sapatos) preparar o seu próprio café, organizar seus brinquedos.

Os pais podem aproveitar o momento em que as crianças não têm horários contados, como um treino e quando a correria voltar, as crianças estarão bem mais preparadas e autônomas.

É bastante comum os pais dizerem que na sua época era diferente, que as crianças brincavam na rua, que os jogos eram mais divertidos e que hoje as crianças só gostam de TV, videogame e computador. Esse discurso pode mudar. Que tal mostrar para os seus filhos as brincadeiras do seu tempo de criança? Com certeza as crianças vão deixar os jogos eletrônicos para outros momentos e curtir o momento em família.

É comum também que, nesse período, as crianças sintam saudade de alguns coleguinhas da escola, aproveite e convide os amigos do seu filho para vir brincar. Combine com outras mães de receber algumas crianças na sua casa por algumas horas. Apesar da bagunça depois, o momento da diversão é uma delícia! Eles se divertem pra valer, tendo seus amigos e seus brinquedos juntos.

Tempo de brincadeirasJá pensou em ensinar o seu filho a cozinhar? Pegue receitas voltadas para crianças fazer. E vamos cozinhar! Eles irão se divertir com isso. Se quiser, pode até incluir seus amigos. Aproveite também para mostrar os perigos da cozinha e ensine-os a cozinhar de forma segura.

Se os amigos por algum motivo não puderem vir na sua casa, leve seu filho para praças e parques, onde ele possa fazer novas amizades e gastar suas energias.

O mais importante é que as férias sejam prazerosas e cheias de lembranças boas, e quando elas estiverem perto do fim cabe aos pais ir voltando aos poucos à rotina dos filhos para o retorno das aulas. Gradativamente ir acordando as crianças mais cedo é uma alternativa para evitar a tradicional preguiça dos primeiros dias de aula.

Liliane Cristina Alves da SilvaLiliane Cristina Alves da Silva, Psicóloga Graduada com Licenciatura pela Universidade Salesianos de Lorena. Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pela mesma Universidade. Atua em consultório próprio em Pindamonhangaba e como professora de Psicomotricidade no Instituto Canção Nova.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.