Horta Escolar- Escola cultiva vida saudável

Nos dias atuais, é crescente a preocupação com a conservação do meio ambiente. Essa problemática tem se instalado no nosso planeta, devido à degradação do meio ambiente, causada pela ação humana, e com isso o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental estão em pauta na conservação dos bens naturais e da qualidade de vida.

Para que isso ocorra, uma das maiores ferramentas para se cuidar do meio ambiente, estão nas escolas. Elas possuem um espaço privilegiado para a implantação de atividades que propiciem essa reflexão em sala de aula e no campo, com ações orientadas em projetos interdisciplinares e processos de participação, que levem à autoconfiança e o comprometimento pessoal com a proteção ambiental.

Para colocar em prática estas atividades, a Equipe da Educação Infantil em parceria com o Arquiteto Paisagista Gláucio de Oliveira, desenvolveu a implantação de uma horta no contexto escolar.

Este projeto teve como finalidade estimular nos alunos a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social em que vivemos. A culminância deste projeto foi realizada na feira da alimentação, onde as crianças fizeram sanduíches naturais, utilizando a alface de nossa horta escolar.


Rafaela Monteiro de Oliveira

Rafaela Monteiro de Oliveira, Pedagoga Graduada pela Universidade Salesiana de Lorena e estudante da Pós graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade na Universidade Salesiana de Lorena. Atua como pedagoga de projetos na Educação Infantil.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.