III Feira do Saber nos apresenta: " Valores o melhor bem do mundo"

Um incrível desafio social que explora  as mais variadas capacidades humana de pensar, criar e executar uma ação em prol de uma sociedade justa e fraterna.

III Feira do SaberO Instituto realizou nesta sexta-feira 15/08/14, a apresentação da III Feira do Saber, que faz parte das atividades pedagógicas propostas aos educandos. Foram vários dias de muito empenho e dedicação por parte de nossos alunos, educadores, direção e equipe  de projetos pedagógicos que não mediram esforços para que esse evento pudesse mostrar de fato, todo o potencial de nossos estudantes. Diversos trabalhos foram desenvolvidos e apresentados pelas turmas do  Fundamental II e Ensino Médio. Os alunos empenharam-se em fazer o melhor, dispostos nas apresentações de vários temas relacionados ao tema deste ano de 2014: “Vínculos e Valores, um resgate para a Vida”, que ressalta a importância dos valores dentro da Educação, uma vez que o ensino de valores aprimora ainda mais a pratica de virtudes e de boa conduta.

Foram tratados valores como solidariedade humana, perdão, liberdade, respeito, amor, caridade entre outros. Eles estão centrados em temas bem diversificados, tomando como base algum autor, líder político ou religioso. A intenção é propor uma reflexão que tenha uma ação transformadora e uma educação mais humanizada. Não basta  saber o que significa a solidariedade é preciso praticá-la. Assim focaremos não só o conhecimento e a aprendizagem, como também a formação de valores.

O projeto tem como meta “conscientizar os alunos sobre a importância de cultivar os valores. Propõe, ainda, uma análise dos valores e dos contra valores; apresenta a eles e a comunidade escolar um conhecimento significativo dentro da temática dos valores e amplia o nível de conhecimento e senso crítico dos alunos”.III-Feira-do-Saber Conforme nos explica Dinorá Pereira, da equipe de projetos do ICN.

“Esta exposição nos remete a um único objetivo: aprofundar e compartilhar experiência e conhecimento. Fico feliz ao vivenciar a dedicação e entrega dos alunos dos 8ºs anos para que cada divisória ficasse em pé sozinha… Fizemos e refizemos por algumas vezes a mesma tarefa, para que o resultado fosse não satisfatório, mas perfeito! Que alegria ver o brilho nos olhos dos alunos dos 6ºs anos ao ver seus bonecos ganhando forma e cores… E por que não dizer da ajuda indispensável dos alunos dos 7ºs anos ao auxiliar no corte das garrafas e na montagem das primeiras pilastras. Esses alunos trabalharam muito, se dedicaram, se entregaram, e merecem todo reconhecimento pelo sucesso que alcançaram.” Afirmou a professora de Arte – Fabíola Cabral que elogiou as atividades.

Parabéns a todos os alunos que apresentaram uma verdadeira festa de arte e conhecimento!


Maria Rita

Maria Rita Castro, casada, mãe de dois filhos. É colaboradora da FJPII e atua no Núcleo de Comunicação do Instituto Canção Nova

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.