“O momento é de Educação”

O uso das novas tecnologias para a produção de conhecimento, instiga cotidiano de Educadores.

O grande desafio dos docentes é trabalhar as novas tecnologias para a produção de conhecimento.

Novas Metodologias de Ensino

Novas Metodologias de Ensino

Desde o início da era digital, mais ou menos em meados dos anos 90, os educadores tentam entender e aplicar os conhecimentos ligados à área tecnológica. A chamada geração digital já chegou ao nível superior. Estes jovens que vivem mediados pela internet sentem-se à vontade diante das inúmeras novidades ligadas à tecnologia que surgem a todo momento. Diante deste cenário, não há como deixar as mídias digitais fora da prática pedagógica.

E como utilizar as novas tecnologias na prática pedagógica? Pois bem, existem inúmeros desafios no panorama educacional. Alguns deles merecem uma reflexão, como seguem abaixo:

O momento é de EducaçãoÉ evidente o descompasso da escola em relação ao desenvolvimento tecnológico, apesar desse desenvolvimento fazer parte do nosso cotidiano. A internet tem sido usada como uma fonte de busca de informações. Neste sentido, trocamos, muitas vezes, a consulta aos livros pela consulta à internet. Ganhou-se tempo, sem dúvida. Mas o tempo que foi poupado supõe-se que seja gasto de forma a transformar estas informações em conhecimento. Mas isto nem sempre acontece. As estatísticas (de acordo com a pesquisa TIC Educação 2011, divulgada pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação) mostram que 64% dos docentes que usam computador em sala de aula, aproveitam o tempo para ensinar a turma a utilizar ferramentas disponíveis, já 43% dos docentes usam os computadores para pesquisar informações, 39% utilizam para realizar projetos ou trabalhos sobre um tema, 27% preparam atividades em grupos, 24% realizam atividades para a prática de conteúdos e 14% dos docentes aplicam a tecnologia no apoio a alguns estudantes.

Não basta a existência de laboratórios nas instituições escolares (o que já é uma grande conquista), mas, sim, há a necessidade também de se investir na qualificação dos educadores para que sejam capazes de transformar as informações, ou seja, todo o conteúdo em conhecimento, utilizando uma metodologia atraente ao educando. Por isso, deve-se trabalhar por meio da Pedagogia de Projetos.

Profª. Me. Neide Ap. Arruda de Oliveira

Fatea/IAVAP

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.