Pais que semeiam lições de vida

 Pai presente certeza de filho contente. Uma fórmula excelente para conquistar a confiança daqueles que estão sempre ao seu lado.

Pais que semeiam licões de vidaA figura do pai na vida de uma criança formará sua personalidade e a acompanhará ao longo de toda sua vida. Fica claro que o pai é de grande importância no crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sendo assim, nada melhor do que conhecer que o dia dos pais surgiu e teve origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos.

No território brasileiro, a data é festejada desde 1953, no século XX, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia, e foi comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais segundo domingo do mês de agosto e neste ano será no dia 10 de agosto.

Meu Pai, mestre que traz em seu coração tantas memórias e espalha no meu caminho muitas esperanças, certezas e confiança. Este homem alegre e brincalhão, mas também, às vezes, silencioso e pensativo. Homem de fé e grande luta, sensível e generoso, com quem aprendo a viver, conselheiro e leal amigo, infinito é teu coração. Seus ensinamentos apontam sempre para um caminho de honestidade e de bem. “PAI”,  palavra doce e bonita. Obrigado, pai, por orientar meu caminho, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento. Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida. Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas. Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação. Ele não quer que o filho tenha tudo que ele teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar. Pai de verdade mesmo não está ali só pra colocar a mão no bolso para pagar as despesas, ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência. Pai, foi aquele que me ensinou a ser simples e gostar do sofisticado, a ser ingênuo e galgar a inteligência, a ser honesto e ficar esperto. Pessoa de fibra, de coragem, na vida às vezes a gente por medo ou vergonha deixamos de dizer o que sentimos e às vezes pode não ser bom, pois quando você desejar dizer já pode ser tarde demais, obrigado pelos conselhos. Obrigado pela vida. É o dia dos Pais. Eu amo-te, Pai, pelo senhor se diferente, especial e o alicerce da nossa vida.

Não há como negar a importância dos pais na vida dos filhos. O pai representa segurança e proteção no seio da família. É símbolo de força, de luta e de superação de obstáculos que aparecem no caminho.

Os pais verdadeiros são companheiros, solidários e participativos, na busca de soluções para os problemas da família. O bom pai está pronto a labutar em favor de sua família. Sua imagem de homem determinado, de herói corajoso, valente, mesmo no anonimato, jamais se apagará do meio deles. Procure semear, dia a dia, a serenidade, o equilíbrio, a paz e o amor que emana de Cristo Jesus e de seu poder salvador. Se o trabalho dignifica o homem é na família que ele encontra seu sentido, quando pegar seu filho pela primeira vez nos braços. Pai e a sua responsabilidade de tomar uma frágil vida pela mão e conduzi-la pelos caminhos do mundo, protegê-la, aconselhá-la, dispensar cuidados, acompanhar cada pequena mudança, consolar as decepções e comemorar as conquistas. Acordar pela manhã sabendo que a sua missão é a de ser o herói de alguém, alguém que espera ansiosamente pelo seu retorno ao final do dia ou ao final de uma longa missão com o abraço mais acolhedor e com palavras capazes de fazer derreter o coração do mais valente guerreiro. 

Parabéns pelo dia dos Pais.

Carlos Eduardo Carvalho

 

 

 

 

 


Maria Rita

Maria Rita Castro, casada, mãe de dois filhos. É colaboradora da FJPII e atua no Núcleo de Comunicação do Instituto Canção Nova

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.