Quaresma, um convite à conversão

Tempo Forte para experimentar a Misericórdia de Deus

Queridos educandos, professores, missionários, colaboradores e familiares do Instituto Canção Nova

Quaresma, um convite à conversão

Mosaico do Santuário Pai das Misericórdias

Estamos no Ano Santo da Misericórdia em nossa Igreja. Por isso, neste tempo da Quaresma somos convidados a experimentar o amor misericordioso do Senhor, ou seja, amor de entranhas. É desta forma que Ele nos ama, com entranhas de misericórdia, vai no profundo de nós para trazer para fora o melhor.

A Quaresma significa os quarenta dias que Jesus foi provado no deserto. “Jesus cheio do Espírito Santo, afastou-se do Jordão e deixou-se levar pelo Espírito ao deserto, durante quarenta dias, enquanto o Diabo o punha à prova. Nesse tempo não comeu nada, e no fim sentiu fome” (Lc 4,2).

Gostaria de ressaltar duas coisas importantes que o Papa Francisco falou em sua Mensagem para a Quaresma de 2016: tempo forte para experimentar a Misericórdia de Deus pela escuta da Palavra de Deus e através das Obras de Misericórdia espirituais e corporais.

Primeiramente o ser humano experimentou a misericórdia divina pela força da Palavra de Deus. O Senhor fez uma aliança com os homens durante o decorrer da história. O Papa Francisco no número 2 na sua mensagem para a Quaresma de 2016, nos diz: “Deus mostra-se sempre rico de misericórdia, pronto em qualquer circunstância a derramar sobre o seu povo uma ternura e uma compaixão de entranhas, sobretudo nos momento mais dramáticos quando a infidelidade quebra o vínculo do Pacto e se requer que a aliança seja ratificada de maneira mais estável na justiça e na verdade”. Você se sente acolhido, fortalecido, confiante quando você escuta a Palavra de Deus? Como um pai que ao falar o melhor para os seus filhos, assim, também é Deus quando nos fala por meio da sua Palavra.

Quaresma, um convite à conversão

A Palavra de Deus é luz que não se apaga.

Podemos experimentar essa verdade pela força dessa Palavra: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou seu filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3,16-17). Portanto, através da Palavra de Deus escutada e acolhida por nós experimentamos a misericórdia do Senhor.

A segunda coisa que devemos fazer neste tempo de Quaresma segundo o Papa Francisco para experimentarmos a misericórdia é praticar as Obras de Misericórdia corporais e espirituais. E quais são elas?

As corporais são as seguintes:  dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, vestir ao nu, dar pousada ao peregrino, visitar e cuidar dos enfermos, visitar os prisioneiros e enterrar os mortos. As espirituais: ensinar aos que não sabem, dar bons conselhos aos que necessitam, consolar os tristes, corrigir o que erra, perdoar as injúrias, sofrer com paciência os defeitos do próximo, rogar a Deus pelos vivos e os defuntos. Em sua regra, São Bento amplia em um ponto estas obras: Não desesperar nunca da misericórdia divina.

As obras de misericórdia corporais e espirituais para nós são oportunidades de exercemos de forma concreta a caridade para com o nosso próximo. Neste ano da misericórdia podemos experimentar o amor entranhado do Senhor e ajudar os pobres economicamente, os pobres culturalmente, os pobres de relações e os pobres espiritualmente a encontrarem a riqueza que é a misericórdia do Senhor neste tempo da Quaresma.

Desejo a todos vocês queridos educandos, professores, missionários, colaboradores e familiares uma Santa Quaresma cheia da misericórdia do Senhor.


Padre Cleyton Luiz

Pe. Clayton Luiz – Responsável da Pastoral do Polo Educacional Canção Nova.