Semana Santa mistério de salvação

Na Semana Santa, Padre do Instituto Canção Nova explica à comunidade educativa o sentido do Tríduo Pascal.

Semana Santa mistério de salvação

Semana Santa “Semana Maior” | Foto: Wesley Almeida/instituto.cancaonova.com

 

Meus queridos irmãos e irmãs, estamos a nos aproximar da “Semana Maior” dentro do calendário litúrgico católico, ou seja, a Semana Santa. Esta semana é conhecida como “santa” ou “maior”, justamente, porque meditamos os acontecimentos centrais da nossa Redenção, isto é, o núcleo essencial da nossa fé. Dentre estes grandes acontecimentos da nossa fé está a instituição da Eucaristia, que é celebrada na Quinta-feira Santa. Com esta celebração Cristo manifesta com clareza a sua intenção: sob as espécies do pão e do vinho, Ele torna-se presente realmente com seu corpo oferecido e com o seu sangue derramado como sacrifício da Nova Aliança. E ao mesmo tempo, Ele constitui os Apóstolos e os seus sucessores ministros deste sacramento. Além disso, recordaremos ainda, com um rito sugestivo o gesto de Jesus que lava os pés dos Apóstolos. Este ato se torna uma representação de toda a vida de Jesus e revela o seu amor infinito, capaz de habilitar o homem à comunhão com Deus e de o tornar livre. No final da liturgia da Quinta-feira Santa, a Igreja coloca de novo o Santíssimo Sacramento num lugar preparado, que representa a solidão do Getsêmani e a angústia mortal de Jesus.

 

Clique e veja as fotos da Semana Santa: http://migre.me/ppTLA

 

Na Sexta-feira Santa celebra-se a memória da paixão e da morte do Senhor. Jesus quis oferecer a sua vida em sacrifício pela remissão dos pecados da humanidade, escolhendo para esta finalidade a morte mais cruel e humilhante: a crucificação.

 

Na noite do Sábado Santo, durante a solene Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias”, o silêncio será rompido pelo cântico do Aleluia, que anuncia a ressurreição de Cristo e proclama a vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte. A Igreja se alegrará no encontro com o seu Senhor, entrando no dia da Páscoa que o Senhor inaugura ressuscitando dos mortos. Todas estas celebrações com seus respectivos dias narrados acima constituem o Sagrado Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor. Para nós que fazemos parte de um instituto de educação católica é também um momento de suma importância na fé. E por isso, temos a graça de oferecer a todos, no pleno respeito pela liberdade de cada um, uma proposta educacional cristã, ou seja, Jesus Cristo como sentido da vida e da história. Assim, manifestamos uma presença viva do Evangelho no campo da educação.

 

Acesse a Programação da Semana Santa 2015

 

Portanto, nesta semana tão rica para nós, vamos nos dispor a viver com intensidade este Tríduo Santo já iminente, para sermos cada vez mais inseridos no Mistério de Cristo, morto e ressuscitado por nós e, desse modo, experimentar a alegria e a paz do Ressuscitado.

Com estes sentimentos, retribuo desde já os mais cordiais bons votos de santa Páscoa a todos vós do Instituto Canção Nova: educandos, educadores, colaboradores e missionários; fazendo-os extensivo às vossas famílias e todas as pessoas queridas.

Pe. Bruno Franco Coelho

Responsável da espiritualidade do polo educacional