Férias: E agora? O que fazer com tanta energia?

Férias Escolares

Vivian F. Souza
Psicóloga Escolar

Férias: E agora? O que fazer com tanta energia?Independente da idade, as crianças tem energia de sobra para gastar, não há como exigir que fiquem quietos e parados o dia todo. E jamais (digo jamais, mesmo!) ocupe as crianças somente com televisão, filmes, jogos no celular, tablet, etc. É importante que não só as crianças, mas também os pais compreendam o quanto correr, brincar, conversar e interagir é imprescindível para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
Um dos maiores erros dos pais é “colocar o filme que ele mais gosta para ficar quieto”. Cuidado! Criança saudável é aquela que gosta de desenhos, filmes e jogos, mas que gosta de correr, brincar, ler, conversar, se agitar.
Vivemos em um momento em que as tecnologias dominam a vida das pessoas, e dos nossos pequenos, sendo natural que as crianças gostem mais do videogame, do celular e da televisão. Entretanto, é papel dos pais mostrar aos filhos que há outras formas de diversão. Se nós não incentivarmos ou ensinarmos as brincadeiras tradicionais, é certo que nossas crianças não conhecerão a alegria de brincar no mundo real e não digital.

Chega, então, o momento das férias escolares e os pais logo pensam: “E agora? O que fazer para ocupar as crianças?”. Sabemos o quanto é necessário buscar alternativas para ‘ocupar’ os filhos durante os dias de férias, então pensamos em dar algumas dicas a vocês.

* Ensine seu filho a cultivar amizades – Diga a ele para convidar alguns amiguinhos para ir a sua casa brincar. Não dá para convidar todos, mas um ou dois colegas mais próximos é possível.

Férias Escolares

* É difícil fazer os pequenos pararem para comer? Invente um piquenique! Quem disse que precisa ser fora de casa? Estenda uma toalha ou colcha no chão da sala, coloque almofadas e pronto! Pegue o lanche (bolachas, bolo, pão) e diga para as crianças montarem os pratinhos do piquenique.

* Incentive as crianças a criar os brinquedos. Jogo da memória e mímica são fáceis de confeccionar. Pegue papel paraná ou cartolina, canetinhas ou lápis de cor. As crianças podem fazer os desenhos, pintar, cortar. Que comece o jogo!

FÉRIAS: E agora? O que fazer com tanta energia?* Que tal incentivá-los a fazer um show? Coloque uma música, deixe que eles cantem e brinquem que são uma banda, um toca guitarra, o outro canta, o outro toca bateria. Qual será o nome da banda? Que música ela toca? Enfim, deixa a imaginação fluir.

* Com o calor quem não gosta de um geladinho ou sacolé? Prepare junto com as crianças. Faça o suco, deixe que eles misturem e depois eles podem segurar o saquinho para você colocar o suco.

Atividades e Brincadeiras
Andar de bicicleta; Pular corda; Dança da cadeira; Esconde esconde; Pega pega; Estátua; Pega varetas; Desenhos para colorir; Diário de férias; Soletrando; Contando História; Boliche (com garrafa de refrigerante).

Bom, estas são algumas dicas do que pode fazer com as crianças!
Use sua criatividade! Ninguém melhor do que você para saber o que seus filhos mais gostam.
E se você não souber o que ele vai gostar, não tem problema, descubra com ele!

Boas férias!

 

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.