Curso Técnico de Rádio e TV

Justificativa e objetivos do curso

É um curso de nível médio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Este curso é aberto a candidatos que tenham conclusão no Ensino Fundamental e para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do Ensino Médio.
O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV vem atender a uma demanda existente no mercado de trabalho especialmente no Vale do Paraíba e na própria Fundação João Paulo II.
O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV tem como objetivo geral formar comunicadores sociais tecnicamente qualificados, eticamente orientados e socialmente comprometidos, conforme o decreto 57.141/2011 publicado no Diário Oficial do dia 11/6/2013.

Acesso ao curso
Para ingressar no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV, o candidato deverá atender aos requisitos preestabelecidos no Plano de Curso do Instituto Canção Nova.
A matrícula realizar-se-á em período pré-determinado que acontecerá no início das atividades escolares.

Requisitos de Acesso
Para matricular-se no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Técnico em Rádio e TV, o candidato deverá ter, no mínimo,16 anos completos, estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou ter Ensino Médio Completo, sendo necessário apresentar o comprovante de conclusão.
Organização curricular do curso

Componentes CurricularesCarga horária no Semestre
Módulo IRoteiro e Produção de Rádio50
Técnica de Locução e Entrevista50
Edição em rádio50
Operação de rádio50
Teoria e História da Comunicação30
Ética e Legislação da Comunicação30
Prática em Rádio140
Módulo IRoteiro e Produção em TV40
Técnicas de Apresentação e Entrevista50
Edição de vídeo50
Cenografia e Iluminação40
Captação de Imagem50
Direção de Imagem30
Práticas em TV140

A avaliação interna do processo de ensino e aprendizagem, responsabilidade do Instituto Canção Nova, será realizada de forma contínua e sistemática, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista e desenvolvida em cada nível e etapa da escolaridade .A verificação do rendimento escolar compreenderá a avaliação das competências adquiridas pelo aluno.

Compensação de ausências
O controle de frequência será efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequência mínima de 75% para a promoção.

Corpo docente

Adriana Ferreira da Silva
Daniel Ramos Gonçalves
Danielson de Oliveira Freire
Denise Villela Claro Campos
Jeferson Diego da Silva
Gilson José Borges de Oliveira
Isabeli Cristini Santana Santos de Oliveira
Marcelo Alves Moura
Shirlei Aparecida Batista
Tarciana Matos Barreto
Tiago José Palmeira
Thiago Henrique de Barros Campos

Portal Acadêmico
Portal Acadêmico é uma ferramenta para que os alunos possam acompanhar notas, faltas, horários entre outros itens.
A princípio vamos utilizar somente o item Acadêmico em que o aluno poderá em:
Notas/faltas por etapas
Acompanhar as notas e faltas por disciplina a cada bimestre;
Dados pessoais
Acessar todos os dados dos alunos (filiação, endereço, telefone) e se for preciso, atualizá-los;
Quadro de horário
Poderão acessar o horário, disciplina e o professor de cada dia da semana;
Retire na secretaria seu usuário e senha para acesso ao Portal.

Histórico Escolar e Certificado
Prezados Formandos, parabéns por mais esta etapa conquistada!
Importante: Após a formatura, para o formando obter o Histórico Escolar de Conclusão de Curso é necessário que no mesmo conste o número de registro GDAE Concluinte, para tanto esclarecemos os seguintes passos:

O que é GDAE?
O GDAE – Gestão Dinâmica da Administração Escolar é um sistema de administração local, constituído por um amplo portal operacional a ser utilizado pelas escolas, diretorias e órgãos centrais, alimentando as bases de dados operacionais da Secretaria de Estado da Educação através da internet.
Foi instituído pela Resolução SE 107/02.

O que é o Número de Registro?
O número de Registro é o número gerado pelo sistema GDAE ao tornar pública a conclusão dos estudos efetuados pelo aluno, ficando confirmada a sua identidade, assim como a regularidade dos atos escolares e a autenticidade dos registros após conclusão de um Curso, seja de Ensino Fundamental, de Ensino Médio ou de Educação Profissional.
Importante: O Histórico Escolar de Conclusão de Curso e Certificado só tem validade com a publicação do Número de Registro.

O que é Consulta Pública?
A Consulta Pública é o meio pelo qual o público em geral – universidades, faculdades, instituições empregadoras, órgãos de classe, além do próprio interessado – poderão confirmar a conclusão de um Curso realizado por um determinado aluno através da internet, além de constitui-se o meio de obtenção do visto-confere dos documentos escolares.
Portanto, esclarecemos que a previsão para a publicação do referido número de registro citado, bem como do Histórico Escolar de Conclusão de Curso será de no máximo 90 dias após a data da formatura. (Esse prazo pode ser alterado, pois dependemos da Supervisão da Delegacia de Ensino para homologar os históricos)
Durante este tempo o formando que desejar algum documento que informe a conclusão do curso, poderá solicitar uma Declaração de Conclusão de Curso que será expedida no ato da solicitação ao mesmo.

Importante: O formando que ainda não entregou os documentos solicitados anteriormente, referentes a sua vida escolar (exemplo: Histórico Escolar da outra escola, cópia do RG, etc) não terá seu número de Registo expedido pela Diretoria de Ensino.
Qualquer dúvida, por favor consulte a secretaria.