Memória de Dom Bosco

Celebração de Dom Bosco

Celebração de Dom Bosco

Celebração de Dom Bosco

Nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, o Instituto Canção Nova celebra com grande alegria, o Dia de Dom Bosco, rumo ao seu Bicentenário em 2015. Um santo entusiasmado pelo desejo de evangelizar, principalmente os jovens. Um homem incansável, destemido, que não teve uma vida fácil, pois perdeu seu pai ainda com 2 anos de idade, sua infância foi marcada pela pobreza. Mas desde pequeno sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens. Mesmo com todas as dificuldades de frequentar o seminário, ele dizia: “Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.
Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841 e mais tarde um oratório em Turim. Em 8 de Dezembro de 1844, esse oratório passa a denominar-se oratório de São Francisco de Sales. Dom Bosco morreu em Turim no dia 31 Janeiro 1888 e foi beatificado em 2 de Junho de 1929 declarado santo por Pio XI em 1 de Abril de 1934, domingo de Páscoa. Depois, outros vieram a seguir seus rastros: Domingos Sávio, Dom Rua, Dom Rinaldi… Também outras obras foram fundadas na Itália e no exterior com o envio de missionários.
Na Canção Nova, temos a graça de termos Monsenhor Jonas, filho de Dom Bosco, pois foi e permanece em suas raízes salesianos. Nós da Escola queremos também celebrar com grande fervor este dia, pedindo a Deus que nos ensine a trilhar o caminho de santidade que Dom Bosco ensinou aos seus jovens e crianças. Que cresça em nós o amor por cada um e nos motive a viver sempre segundo o amor a Cristo.

Dinorá Pereira Ribeiro
Coordenadora de Projetos

 

 

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.