Encenação da Via Sacra: Meditações do Papa Francisco - A realidade vivida na escola e na vida do jovem

Por Clara Negre

Na quarta-feira, 07, aconteceu no Auditório São Paulo da Canção Nova, a encenação teatral da Via Sacra, com os alunos matriculados na aula eletiva de teatro da manhã e tarde, com a professora responsável, Márcia Cristina Cunha de Oliveira. 

A encenação utilizou as meditações do Papa Francisco feitas na Via Sacra do Vaticano em 2021, trazendo o texto para as realidades vividas dentro da escola e na vida do jovem. 

Confira a oração do Papa Francisco na Via Sacra 2021, usada como base para a encenação: 

 

Querido Jesus!

Sabeis que nós, crianças, também temos cruzes, que não são mais leves nem mais pesadas do que as dos grandes, mas são verdadeiras cruzes, que sentimos pesadas mesmo de noite. E só Vós o sabeis, tomando-as a sério. Só Vós.

Só Vós sabeis como é difícil para mim aprender a não ter medo do escuro e da solidão.

Só Vós sabeis como é difícil não conseguir reter, acordando cada manhã todo molhado.

Só Vós sabeis como é difícil não conseguir falar bem como os outros, pensar rápido e fazer as contas certas.

Só Vós sabeis como é difícil ver os meus pais discutir, bater a porta com força e estar sem se falar dias a fio.

Só Vós sabeis como é difícil ser ridicularizado pelos outros e dar-se conta de ser excluído das festas.

Só Vós sabeis o que significa ser pobre e dever renunciar àquilo que os meus amigos têm.

Só Vós sabeis como é difícil libertar-me dum segredo que me magoa tanto, não sabendo a quem o contar com medo de ser traído, acusado ou não acreditado.

Querido bom Jesus, fostes criança como eu! Também Vós brincáveis e talvez tenhais caído e Vos magoastes; também Vós fostes à escola e talvez alguns deveres de casa não tenham ido muito bem; também Vós tivestes uma mãe e um pai e sabeis que às vezes não tenho muita vontade de obedecer quando me mandam fazer os deveres de casa, levar o lixo, fazer a cama e arrumar o quarto; também Vós fostes à catequese e à oração e sabeis que nem sempre vou com grande alegria.

Meu querido e bom Jesus, sobretudo sabeis que há crianças no mundo que não têm que comer, não têm instrução escolar, são exploradas e obrigadas a combater.

Ajudai-nos dia a dia a levar as nossas cruzes como levastes a vossa. Ajudai-nos a tornar-nos cada vez melhores: a ser como Vós nos quereis. E agradeço-Vos por saber que estais sempre junto de mim e nunca me abandonais, sobretudo quando estou com mais medo, e por me terdes mandado o meu Anjo da Guarda que todos os dias me protege e ilumina.

Amém!

 

Veja as imagens da apresentação: