O psicólogo como catalisador de reflexões e agente conscientizador dentro da instituição escolar.
A psicologia é uma ciência que estuda e que motiva o comportamento humano, ou seja, o que sustenta, o que finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, entre outros, visando principalmente o bem-estar do ser humano. Essa ciência se estende em diversas áreas, entre elas a psicologia escolar, que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem, de desenvolvimento humano, de escolarização em todos os níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica institucional, formação de professores, apoio aos pais e principalmente, um olhar diferenciado para o aluno que encontra dificuldade no ambiente escolar.
O profissional psicólogo atua como agente de mudanças dentro da instituição escolar, onde funciona como um elemento catalisador de reflexões, um conscientizado dos papéis representados pelos vários grupos que compõem a instituição.
A psicologia de forma geral tem como objetivo orientar o outro para que consiga encontrar e/ou perceber uma nova perspectiva para as situações em que se encontram; favorece a capacidade de empatia e a possibilidade de olhar para o outro de forma subjetiva, de forma particular.
Uma das principais características do psicólogo é ser um bom observador e um bom ouvinte. É perceber o que o outro apresenta por trás da sua fala. É levantar hipóteses e reconhecer que o ser humano é um ser de constante mudanças. Por isso, o profissional que atua no ambiente escolar se torna um meio de ligação entre a instituição escolar e a comunidade, criando uma parceria onde a comunidade compreende o papel da escola, e a escola olha de uma forma diferente para a realidade de cada aluno; além de orientar e proporcionar novas possibilidades de intervenção entre professores e alunos. O psicólogo escolar atua na instituição como um todo, olhando a necessidade que conduz e forma o ser humano como um todo.
Atuar na área da educação para mim é formar-me e transformar-me a cada dia, pois poder conviver com pessoas diferentes, com situações diversas, faz com que eu acredite que o outro, mesmo com as dificuldades do dia a dia, com sua limitações, é capaz de superar suas barreiras internas e/ou aquelas que a vida lhes coloca.
Acredito que ser psicóloga é muito mais do que orientar, ouvir. É mostrar de forma concreta que todos somos capazes de superar nossas dificuldades. Que ter problemas não nos torna pequenos, mas nos impulsiona a tentar ser uma pessoa melhor e perceber nossa essência enquanto ser único, sem deixar de acreditar em quem somos.
Aline Tayná
Psicóloga