Semana do Saber 2022

Nos dias 18 e 20 de maio, o Instituto Canção Nova realizou a última peça teatral, do mês, para a Semana do Saber: ‘’Fazer, ler e crescer’’ preparado para os alunos do ensino fundamental.

Miria Chaves de Campos Nunes, bibliotecária do ICN,  relata que o objetivo do evento foi levar as crianças a terem gosto pela leitura e que a ideia surgiu a partir da oração. ‘’Deus me inspirou a realizar uma semana diferente no ICN partindo daquilo que fizesse sentido para os alunos, no caso, o tema do ‘’Pequeno Príncipe e do Sítio do Pica-Pau Amarelo; como  algo que foge do meio virtual e tem sentido de fortalecer  as virtudes e o ser família’’, diz. 

A bibliotecária ainda relata que a experiência de poder ter promovido as peças teatrais foi de gratidão por poder perceber o quanto os alunos aproveitaram. “Poder tocar na superação de cada um deles é uma vitória em estar a frente desse projeto, como aqueles que tinham dificuldade na leitura e conseguiram superar e acreditar que conseguiriam”, afirma.

A aluna Isadora Aquino, do 3ºA, foi intérprete da personagem Narizinho e conta que sua experiência com a peça foi muito legal. ‘’Eu gostei muito, fiquei muito feliz de fazer o teatro e é muito divertido. E mesmo que você não consiga por algum medo, na hora, é muito bom depois de ver o resultado’’, diz.

Eduarda Vitória, também do 3ºA, conta que gostou bastante de interpretar a Tia Nastácia cozinhando na frente dos demais e mesmo estando com um pouco de vergonha, na hora, se divertiu e muito. 

Assim como relatos de outros alunos que participaram da peça, a experiência e a oportunidade de aproveitar o momento, podendo encenar em público, passando a mensagem sobre a importância do hábito da leitura e da contribuição para o desenvolvimento da criança, foi de grande aprendizado para eles. 

A organizadora do projeto, Miria, aborda que a missão da instituição, com um todo, é formar homens novos para o mundo novo com a contribuição necessária de cada pessoa para que eventos como esse possam acontecer e contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

E conclui dizendo que  “Ter contato com o livro é poder tocar na nossa imaginação e crescer; não só  na questão da aprendizagem, mas também na visão de mundo. A leitura abre portas que fazem toda a diferença para a construção de bons cidadãos”, diz.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

 

 

Fernando Inácio 

Comunicação Instituto Canção Nova