As férias são um momento de grande expectativa para toda a comunidade escolar, depois de ter vivido um intenso semestre letivo, onde existe uma rotina específica para acordar, dormir, estudar, realizar atividades e tantas outras coisas, nada mais agradável e restaurador do que as tão sonhadas férias!
Nessa pausa das atividades escolares é importante realizar atividades prazerosas e não simplesmente preencher nossa rotina com outra rotina, muitas vezes por falta de planejamento não aproveitamos bem o tempo livre e sutilmente vamos priorizando coisas desnecessárias e damos valor a ele já no seu fim, e por falar nisso, o mês de julho já está passando…
Mas, não se engane, o “sair da rotina”, o se “desprogramar” também pode nos levar a um estado de comodidade, e hoje um dos perigos que corremos é passar horas e horas nos relacionando com uma tela de smartphone, e com isso deixamos de explorar o mundo a nossa volta, fortalecer os nossos vínculos com as pessoas que amamos, sobretudo, com as que estão dentro da nossa casa. Existe vida fora das telas e além das redes sociais…
Já pensou em quantas coisas boas você deixou de enxergar por estar cansado ou até mesmo com o olhar acostumado?
O segredo é ter equilíbrio em tudo, não correr o risco de ficar estacionado, e com isso perder todo um mês que poderia ser melhor aproveitado. Sobre os horários, a flexibilização já está de bom tamanho e ajudará a viver com qualidade este tempo.
Aproveite para fazer uma análise do que foi vivido até aqui, aproveite para conferir a mochila, conferir as gavetas e ver o que estava sendo carregado em excesso, confira o que foi acumulado e você nem sabia que estava ali.
É tempo de renovar as energias, aprender com os erros, cuidar da saúde do corpo e da alma, traçar novas metas, vislumbrar novos projetos, construir boas memórias. Férias é tudo isso!
Como você tem vivido suas férias? Tem feito boas experiências? Tem construído boas memórias?
Maria Eduarda José de Oliveira
Psicóloga da Educação Infantil – Instituto Canção Nova