“Como conquistar seu filho segundo a Pedagogia de Dom Bosco”.
Queremos agradecer a todos que compareceram ao 1º Encontro da Escola de Pais 2014.
Estiveram presente em torno de 65 pais de alunos, pais estes que se esforçaram para participar deste momento de aproximação da vida dos filhos!
No segundo momento do encontro pode-se abrir espaço para diálogo e discussão sobre as dúvidas e dificuldades encontradas na educação dos filhos, de forma que palestrante, psicóloga, coordenação e pais puderam buscar alternativas para enfrentar estes desafios.
Foi um momento de grande reflexão e aprendizado a partir da temática: “Como conquistar seu filho segundo a Pedagogia de Dom Bosco”.
Dom Bosco nos ensina 10 pontos básicos para esta conquista:
1º Valorize seu filho
Dê atenção, converse, observe os pontos positivos dele, suas qualidades. Eles sempre percebem se estão ou não sendo valorizados, se suas ideias são consideradas.
2º Acredite no seu filho
Todas as crianças e jovens tem em si bondade e generosidade, até os mais ‘difíceis’. Cabe a você encontrar essas qualidades. Você, mais do que todos, deve acreditar no potencial dele.
3º Ame e Respeite seu filho
“Se você quer ser amado por alguém, ame-o antes”. Você deve demonstrar que ama e está ao lado dele, sempre. Você gosta dele pelo que ele é, não pelo que você quer que ele seja. Ame verdadeiramente, sem cobranças, sem buscar algo em troca.
4º Elogie seu filho sempre que puder (e ele merecer)
Um elogio custa pouco para nós, e vale muito para nossos filhos. Todos nós gostamos de ser elogiados, não é? Elogie-o, surpreenda-se com as qualidades e conquistas de seu filho!
5º Busque compreender seu filho e os motivos dele
O mundo de hoje é complicado, rude e competitivo. Procure entender isso. Coloque-se na ótica de se filho. O mundo não é fácil para você, porque acha que é fácil para ele? Procure entender porque ele está distante de você. Quem sabe ele não está esperando seu apoio?!
6º Alegre-se com seu filho
A alegria e o bom humor atraem a todos. Perceba que tudo será mais fácil se você “entrar na dele”. Divirta-se com ele, comemore suas conquistas, jogue, brinque, sorria.
7º Aproxime-se de seu filho
Não há como cobrar ser amigo de alguém. A amizade ocorre pela aproximação. Aproxime-se! Assim você terá a chance de aconselhar na hora certa. Viva no meio dele, conheça seus amigos, incentive-o a trazer os amigos em casa. Participe da vida dele.
8º Seja coerente
Não temos direito de exigir dos filhos atitudes que não temos. Respeito, diálogo, verdade são valores aprendidos com os exemplos. As vezes somos rigorosos para esconder nossa própria fraqueza. Nossos filhos reconhecem isso antes mesmo de nós.
9º Prevenir é sempre melhor que castigar
A força corrige o ato na hora, mas não corrige a atitude. O castigo e rancor magoam e separam você de seu filho, principalmente, na hora da discussão. Nunca tome atitude no momento de raiva.
10º Reze com seu filho
Quem ama e respeita a Deus, vai amar e respeitar o seu próximo. Quem for um bom cristão, na certa será um bom cidadão.
Vivian F. Souza
Psicóloga Escolar