Literatura é vida
Ana Paula Maruco
Pode-se bem definir literatura a partir das palavras de Afrânio Coutinho: ” A Literatura, como toda a arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio.” (Notas de teoria literária, 1978, p 9-10).
Literatura é a arte de escrever e expressar-se através da leitura e escrita, seja em versos ou prosa, com palavras cheias de significados, despertando emoções, fantasias, sentimentos ornados por palavras capazes de transportar a um universo de descobertas e conhecimentos.
A literatura vem transformando através dos tempos gerações e gerações, dela fazem parte grandes artistas, autores e o público que mantêm viva a história que se renova a cada frase lida, a cada capítulo contado e a cada livro concluído.
Através de renomados autores, a literatura foi sendo construída, pouco a pouco, no cenário brasileiro durante o período da colonização europeia, fato este, que marca o seu início no Brasil. Em suma, é a manifestação da arte capaz de transformar a história da humanidade.