Recordações da Copa
Eugênia Fraante
“Quem tem a 48?”, “Preciso da 50 e da 43”, “Troca repetida por outra?” Quem passa perto do portão, no Instituto Canção Nova, vai escutar muitas vezes frases como essas. Crianças, jovens, adultos; torcedores que se preparam para a Abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Mas enquanto isso, os colecionadores das seleções trocam figurinhas para seus álbuns. O futebol é típico, agrada e aproxima as diferentes gerações.
“Tio Turita”, 69 anos, é um deles. Todo o tempo livre, o treinador vai em busca de figurinhas, que em quinze dias, completou sua coleção e agora ajuda as crianças a preencherem os delas, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo.
Desde 1958 ele tem cultura de guardar com muito carinho a história do futebol em álbuns. Nos contou que na Copa de 58 assistir o videotape, foi muito sofrido pois esperou a madrugada inteira para poder assistir ao jogo.
A trajetória do treinador Antônio Vicente da Silva (Turita) traz muitas e boas recordações desde quando iniciou sua paixão por futebol em 1964 e dois anos depois, viajou com seu time para quase todo o Sudeste.
Jogadores como Luizinho do São Paulo, Luizão da Portuguesa, Eduardinho do São José dos Campos,Vinicinhos do Palmeiras, Nilton e Jairzinho do Juvenço e Cristiano Hummel do Portugal foram treinados por este apaixonado pela bola.
Para a Copa das Confederações de 2014, afirmou,“ boto fé no Brasil”.
A construção do álbum entre as diversas gerações, exige esforço, organização, paciência e exercício de responsabilidade para concluir a tarefa, que deixará uma bela recordação para o futuro.