Brincando com a leitura no dia a dia
Patrícia Gerácomo
A infância é o período em que os hábitos estão se formando e por isso, necessita de incentivo e motivação dos pais e também dos educadores, como uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ler um bom livro…
O contato da criança desde cedo com o livro, ajuda no processo do desenvolvimento do hábito de ler, bem como estimula a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
É por meio das histórias infantis que a criança dá seus passos elementares e iniciais em direção à formação cultural, social e literária.
A família que senta com seus filhos para ler uma história estará ajudando-os na interpretação de textos, na criatividade, na linguagem, no vocabulário e na escrita. A criança acaba por criar um vinculo, com a ajuda desta linguagem simbólica, que traz significado ao mundo exterior, tais como valores, ações, aguçando-lhes o senso critico.
Na nossa realidade enquanto escola, estimulamos à pratica de leitura em diversos tipos de textos: livros de histórias infantis, par lendas, poesias, trava-línguas, rótulos de embalagens, revistas, jornais, dentre outros.
Em sala de aula existe o espaço “Cantinho da leitura”, em que a criança é motivada a manusear os livros, ler, contar para seus amigos, sempre após uma atividade proposta a turma.
Faça do livro um companheiro para seu filho.