Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça a Horta da Mamãe Margarida 

O Instituto Canção Nova, conforme almeja Monsenhor Jonas Abib, tem como propósito “Formar Homens Novos para o Mundo Novo”. Dessa maneira, a instituição propõe-se trabalhar com a criança como um todo: zelando sua intelectualidade, espiritualidade, afetividade, sexualidade e relação consciente com o meio ambiente.

Rafaela Oliveira, da área de Projetos do Instituto Canção Nova, assegura que nos dias atuais é crescente a preocupação com a conservação do meio ambiente. Já que, com o passar do tempo, a degradação da natureza tem aumentado cada vez mais devido às ações humanas. ‘’Na Educação Infantil temos um campo de experiência (BNCC) “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, que utilizaremos para realizar atividades teóricas e práticas com intuito em despertar na criança o amor e o respeito à natureza. Incentivando também as práticas saudáveis de cultivo e alimentação’’, diz.

Crianças regando as plantas da Horta da Mamãe Margarida | Foto: Melissa Sattim

Rafaela ainda aborda que o projeto possui 3 metas para serem trabalhadas e ensinadas aos alunos, como:

1ª META: ensinar o valor de todas as coisas que foram criadas por Deus;

2ª META: facilitar o acesso a alimentos saudáveis, prevenir a desnutrição e a deficiência alimentar dos alunos e crianças em regiões com vulnerabilidade social para lhes garantir a boa saúde;

3ª META: cativar toda a comunidade escolar, estudantes, pais, professores, missionários e colaboradores para o projeto. Contando com a participação e abordando temas essenciais como: Alimentação saudável, a relação homem-natureza e a valorização do meio ambiente, nossa “Casa Comum” (São João Paulo II e Papa Francisco).

‘’As atividades são realizadas por meio da observação, plantio, cuidado e preservação do espaço ambiental em nossa escola. Proporcionando o conhecimento e a orientação aos alunos da Educação Infantil das ações e posturas responsáveis diante a natureza, através do plantio e cultivo’’, aborda Rafaela.

Com este objetivo, os pequeninos podem ter a experiência de poder colocar em prática o que se aprende em sala de aula através do espaço da Horta Mamãe Margarida; singela homenagem à mãe de Dom Bosco, que tanto o ajudou nos inícios de sua oratória, cozinhando, lavando e passando as roupas dos jovens.

Desse modo, o nome Horta da Mamãe Margarida foi pensado devido à horta da escola ser também matéria prima para a culinária. Sendo de grande aproveitamento e utilidade para Tia Cleide, merendeira e benfeitora dessa semeada.

Cultivo de cebolinha na Horta Mamãe Margarida | Foto: Melissa Sattim

A responsável pela área de Projetos conta que a horta na instituição deu início no ano de 2016, com o grande desejo de tornar o espaço um lugar permanente, educativo e muito especial para todos que atuam na escola. Tendo auxílio de alguns profissionais no seu processo de idealização e construção como: arquiteto paisagista, engenheiros agrônomos e biólogos.

Mesmo depois de toda sua finalização, até os dias de hoje, a Horta da Mamãe Margarida possui uma equipe que contempla este espaço na escola que são:

Rafaela Oliveira – Responsável pelos projetos da Educação Infantil;

2 estagiárias de Biologia por período;

Melissa Sattim – auxiliar de projetos, em específico no Projeto Horta;

Ana Luiza Matos, Leticia Dorotea, Anamelia Ribeiro e Aline Furlan – Gestão Escolar;

Jeisiany Sales e Francis Layne Cataldo – Equipe de administração;

Seu Sebastião – colaborador de serviços gerais que auxilia em toda manutenção da horta.

Testemunhos de gratidão

Além do comprometimento de ensinar, valorizar, evangelizar e formar, os funcionários e colaboradores do ICN levam também consigo experiências e aprendizados para a vida através dos alunos. Por isso, confira algumas dessas experiências:

Brenda Eduarda

Tem sido gratificante e surpreendente trabalhar com crianças tão novas e dispostas a aprender. Crianças são instrumentos para atingirmos a família para a conscientização ambiental.

Rafaela Oliveira – Área dos Projetos

Trabalhar com educação ambiental e poder aprender, contemplar, cuidar e amar a criação de Deus. É um trabalho que exige muita dedicação, comprometimento, criatividade e planejamento e que vemos os frutos no dia a dia através dos nossos alunos.

Melissa Sattim – Auxiliar dos Projetos

São experiências das quais aprendemos que tudo nos é dado por Deus. E é mais do que plantar e colher, aprendemos a cuidar tanto da terra quanto do meio ambiente. A respeitar o tempo e as individualidades de cada espécie, a estar atento às necessidades para o seu desenvolvimento; assim como uma alimentação saudável, e da mesma forma, na vida. As crianças crescem mais conscientes e bons cidadãos! E isso é muito gratificante.

Conhecimento é fundamental para um futuro melhor

Proteger o meio ambiente exige um esforço e dedicação de todos nós, independentemente da idade. Não é necessário muito custo benefício ou criar alguma organização que lute pela terra, pois somente precisamos fazer nossa parte. ‘’Os aprendizados e experiências que as crianças vivem na horta, elas próprias acabam sendo as transmissoras de seus conhecimentos, em suas famílias e consequentemente na comunidade. Sendo assim, quanto mais consciente for uma criança, melhor bom proveito ela fará dos recursos dados por Deus’’, afirma Melissa.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA HORTA DA MAMÃE MARGARIDA:

Fernando Inácio

Comunicação Instituto Canção Nova