Projeto " Retrato de Dom Bosco e suas Frases"

Feira do Saber apresenta a comunidade educativa história dos exemplos e ensinamentos do Santo da juventude.

Educandos trazem para sala de aula a história do santo amável/Foto: Maria Rita

Educandos reproduzem  a história do Santo amável/Foto: Maria Rita

 

É de extrema importância trabalhar a arte visual dentro da sala de aula, de modo a promover nos educandos o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas estético-artísticas através das diferente linguagens presentes nas artes visuais, como pintura, desenho, recorte e colagem, além de propiciar momentos de interação social e uso da criatividade pelos alunos.

O objetivo desse projeto vai além do simples prazer de manipular pincéis, pois permite interpretar e recriar pinturas  em tela das imagens de Bom Bosco disponíveis em diversos meios como livros, revistas, Internet, dentre outros. A reprodução de frases de Dom Bosco tem como objetivo enriquecer os trabalhos de pintura desenvolvidos, levando os educandos a uma maior proximidade com a história desse Santo tão venerado pela Igreja e também pelo Instituto Canção Nova, através de seus ensinamentos, seus ideais, suas obras e sua dedicação aos jovens, pois esses não precisam somente saber que são amados, mas precisam sentir-se amados.

Clique e acesse o álbum completo da Feira do Saber

Exposição de trabalhos inspirados em Dom Bosco / Foto Maria Rita

Exposição dos trabalhos inspirados em Dom Bosco/Foto: Maria Rita

A turma do 7ºA  foi dividida em seis grupos contendo seis pessoas em cada grupo. Foram trabalhadas primeiramente as frases de Dom Bosco, onde a professora lhes apresentou diversas frases de Dom Bosco, devendo cada grupo escolher uma frase para ser trabalhada. Cada grupo deveria dizer o motivo da escolha da frase, o que mais lhes atraiu e quais as suas ideias para a criação dos trabalhos com as frases. Para cada grupo foi escolhido entre os pares um líder para ser responsável pela organização do trabalho, garantir a ordem e a limpeza da sala durante o desenvolvimento das atividades, além de fazer a mediação entre o grupo e a professora reportando-lhe os detalhes sobre de que forma cada aluno contribuiu para a produção do trabalho. Foram diversos os trabalhos realizados, como construção visual de frases através de recortes, colagem, desenhos, pinturas em cartolina e papel cartão penduradas por barbante formando uma cortina de letras em forma de coração.  A respeito da pintura, cada grupo escolheu uma imagem de Dom Bosco para ser pintada em tela utilizando tinta guache e tinta de tecido, tendo a liberdade de escolha das cores utilizadas nas obras, despertando-lhes o senso crítico e a liberdade de criação. Houve grande envolvimento dos alunos. Todos se empenharam bastante em conhecer a história de Dom Bosco e reproduzi-la em forma de frases e imagens.

Educadora Taís com a turma de educandos do 7º A/Foto: Maria Rita

Educadora Taís com a turma de  educandos do 7º A/Foto: Maria Rita

Espera-se com a realização deste trabalho que os adolescentes envolvidos nas atividades propostas possam, em meio às dificuldades que possam surgir durante a vida, lembrar-se dos exemplos e ensinamentos deixados por Dom Bosco, sobretudo o imenso amor e dedicação de sua vida aos jovens para que estes pudessem ter uma experiência concreta do amor de Deus.

Por Taís Fernanda Marcondes de Aquino da Silva – Professora de Artes.