Festa de Todos os Santos é celebrada pelo Instituto Canção Nova

‘’SEMENTES DE DEUS PARA GUIAR A SANTIDADE’’

Neste 1 de novembro, a igreja católica celebra uma data muito especial: o Dia de Todos os Santos.

 

Um dia excepcional de alegria e festividade para os fiéis, pois contemplam os “heróis” da fé, esperança e caridade; exemplos para os filhos e filhas de Deus não desistirem do caminho que Ele tem planejado.

Desta maneira, o Prédio da Educação Infantil do Instituto Canção Nova, trabalha com os alunos, neste ano, o tema: “A semente caiu em terra boa e deu frutos” – (Salmo 64); referência ao último elemento da natureza, terra, que estão desenvolvendo com os alunos. Já na sede, os alunos trabalham o tema: “Santidade, minha vocação!’’.

Rafaela Monteiro, responsável pela área de Projetos da Educação Infantil, relata que ‘’O propósito deste dia é mostrar para os nossos alunos que os santos que conhecemos, também, foi uma semente que Deus plantou e que com o tempo eles foram semeando, cuidando e hoje se tornaram grandes árvores que alimenta multidões com seus frutos. Que levaram a palavra e o amor de Deus para todos que encontraram nesse caminho de santidade’’, diz.

Painel produzido, pela Equipe de Projetos da Educação Infantil, para celebrar a festividade de Todos os Santos | Foto: Fernando Inácio – Comunicação Instituto Canção Nova

A responsável pelos Projetos afirma ainda que, como uma Instituição confessional, nota-se a importância de estarem vivenciando este dia como sinal de contemplar o belo e o real; aquilo que podem tocar e vivenciar através da história de vida de cada santo. Podendo, assim, ver como Deus ama seus filhos e que ao seguirmos seus passos podemos almejar o céu.

Maria Izaura Ribeiro, auxiliar de coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, afirma que ‘’Monsenhor Jonas Abib nos ensina que santidade não é algo distante, pois podemos vivê-la no ordinário do nosso dia, a exemplo de São João Bosco; que ensinava que a santidade consiste em fazer bem as pequenas coisas do nosso dia’’, diz.

 Aluno João Victor, do Nível IB, desfilando caracterizado de Dom Bosco | Foto: Fernando Inácio – Voluntário na Assessoria de Imprensa do NCPE

A vista disso, completa Maria Izaura, que São Domingos Sávio é fruto desse “modelo” de santidade. Uma santidade que veste camiseta e calça jeans e nada tem de enfadonho ou triste, pois Dom Bosco também expressava que: “Um santo triste é um triste santo”.

‘’FESTA NA TERRA E LOUVOR AO CÉU’’

Portanto o Instituto Canção Nova, com o intuito de provocar no coração dos discentes o desejo pela santidade e de fazê-los compreender que esta é uma realidade próxima e possível, celebrou com regozijo a Festa de Todos os Santos com os alunos, professores e colaboradores.

O evento aconteceu em benevolência à organização, planejamento e, principalmente, à espiritualidade realizada pela sede do ICN e Educação Infantil.

O evento se iniciou na sede do ICN, no período matutino, às 07h, com exposição dos santos nas salas do 1º ao 5º ano. Em seguida, às 8h, com a Santa Missa e às 09h30, com várias brincadeiras no pátio.

Santa Missa presidida pelo padre José Ricardo em comemoração ao Dia de Todos os Santos, sede do Instituto Canção Nova | Foto: Bruna Marinho –  Voluntária do NCPE

 

No período vespertino, às 12h40, com exposição dos santos nas salas do 1º ao 5º ano. Logo após, às 13h com a Santa Missa e às 15h10, com várias brincadeiras no pátio.

No Prédio da Educação Infantil a celebração teve início com os alunos, no período matutino, das 8h às 10h. Seguindo, no período vespertino, das 13h às 15h.

 Contando com a presença do padre Edilberto Carvalho, Saulo Lima, Pitter De Laura e alguns consagrados.

Momento da benção sendo agraciada a todos, no Prédio da Educação Infantil, presentes na celebração | Foto: Fernando Inácio – Voluntário na Assessoria de Imprensa do NCPE

Ao final de toda programação, todos puderam desfrutar de um lanche especial e ganhar uma lembrancinha.

‘’SER FIEL TRANSFORMA VIDAS’’

O Dia de Todos os Santos é uma tradição a ser comemorada pelo Instituto Canção Nova todos os anos, desde sua existência, há 21 anos.

Pode parecer um dia festivo normal, mas ele traz consigo uma grande importância e significado para a vida dos discentes, professores e colaboradores. Exemplo disto, é o testemunho de fé da colaboradora Camila Aparecida de Paula, responsável pela Secretaria da Educação Infantil, que atua no setor há 6 anos.

‘’Vivenciei isso, por um tempo, como colaboradora, admirando e desejando isto para as minhas filhas. E hoje eu tenho a graça de ser mãe, além de ser colaboradora aqui. Então é uma alegria imensa ver, hoje, essa semente de céu plantada no coração das minhas filhas; tanto aqui, na Educação Infantil, quanto também para minha filha Maria Eduarda que está no fundamental II’’, conta Camila.

Momento em que Camila Aparecida e sua filha Clara Cardoso, do Maternal II, desfrutam da comemoração juntas | Foto: Fernando Inácio – Voluntário na Assessoria de Imprensa do NCPE

A secretária ainda diz que nestes tempos que Deus tem ficado tão distante da vida dos jovens, das crianças, para ela não tem preço estar nesta Instituição e saber que suas filhas estão comemorando esta data, o Dia de Todos os Santos, com este desejo de querer o céu, querer ser mais de Deus, desde pequenas.

“Ser amor na vida das pessoas, viver bem, esses são os maiores investimentos que uma família precisa deixar para as crianças. Não são bens materiais, mas é o amor a Deus e aquilo que elas vão ser quando crescer, buscando sempre este desejo de santidade. Pra mim não tem preço e é uma alegria imensa estar nesta equipe, fazendo parte de tudo isso”, encerra Camila.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

Período da Manhã:

Período da Tarde:

 

 

Escrito por:

Fernando Inácio – Voluntário na Assessoria de Imprensa do NCPE