O evento foi marcado por ritmos musicais, comidas típicas, muitas cores e convívio entre a Comunidade Educativa, tendo como tema “A arte da Música Raiz”
O Polo Educacional Canção Nova – Instituto e Faculdade, realizaram juntos pela primeira vez a tradicional Festa Junina inclusa no Calendário Escolar, 13, no Centro de Evangelização em Cachoeira Paulista/SP.
A equipe de Teatro abre a festa com encenação que promove o resgate dos valores e a identidade cultural do povo brasileiro. O tema escolhido foi trabalhado em sala de aula e destaque no palco do Centro de Evangelização D. João Hipólito de Moraes. O evento continuou com apresentações marcadas pelo gosto musical e talento dos estudantes. Sendo as apresentações dirigidas pelas educadoras Huanna Mykaella e Lívia Almeida.
Confira o vídeo das apresentações:
A festa apresentou uma tríplice intenção que foi incentivar os estudantes a desenvolver o gosto pela música raiz, refletir sobre sua letra e significado. A relação entre conteúdo e a comemoração teve ênfase em sala de aula. “As coordenações pedagógicas foram orientadas a trabalhar junto aos educadores com os temas pertinentes aos festejos. Trago como exemplo o trabalho realizado pela Educação Infantil na elaboração de atividades pedagógicas voltadas para essa realidade bem como atividades práticas: culinária (comidas típicas do mês de junho), confecção de bandeirinhas com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, contação de histórias e músicas que ressaltam o valor da música raiz e a cultura brasileira”. Afirma Ana Luiza Matos, diretora da Escola.
Na festa junina, os convidados se deliciaram com os quitutes das barracas e para garantir a realização desta comemoração, a comunidade escolar trabalhou durante dias nos preparativos, tendo a participação dos pais como voluntários na organização prévia e, durante a festividade nas atividades de atendimento e apoio logístico. “A participação dos pais no Instituto Canção Nova e a integração com o nosso trabalho pedagógico é constante e eficaz, isso faz parte da nossa filosofia. Nas festas escolares reconhecemos a grande contribuição dos pais e agradecemos pelo tempo dedicado em nossas barracas, pelo dinheiro investido em nossas Festas, pela doação de salgados e bolos. Nosso agradecimento sincero aos pais que nos ajudam com alegria e entusiasmo!”. Diz a Diretora Ana Luiza.
Bandeirinhas, fogueiras, danças, comidas típicas, revela um mês de muita animação e festejo em comemoração as tradicionais “Festa Juninas” que começaram no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, estende-se ao dia 24 dedicado a São João e se encerram no dia 29, dia de São Pedro; momento este de prestar homenagens aos três Santos Católicos. A festa é marcada por atividades alegres, coloridas e animadas, que atrai e contagia pessoas em diversas regiões brasileiras e do mundo.
Ao ritmo da Banda ForróNaré o festejo junino foi encerrado cumprindo função educativa, onde cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a Festa Junina do Polo Educacional.
Eugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.