O que estudantes buscam em Bienal?

XVII Bienal Internacional do Livro Rio recebeu estudantes do Instituto Canção Nova

O que estudantes buscam em Bienal?O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio do Instituto Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP, visitaram a XVII Bienal Internacional do Livro Rio, nesta sexta-feira (4). A atividade fez parte do Projeto Anual da Escola, que propõe viagens Literárias, Culturais e Pedagógicas para todos os Ensinos relacionados ao currículo adotado para cada etapa.

A equipe de Projetos juntos com os professores de Português, Biologia e História promoveram o passeio com foco interdisciplinar favorecendo aos estudantes, vorazes por leituras, a aquisição de lançamentos nacionais e internacionais. Esta edição da Bienal prestou uma homenagem à República Argentina.

A Pedagoga Mirella Abib Ferraz conta que a ideia da visita surgiu do corpo discente. “Partiu dos estudantes o pedido para ir ao evento. Ano passado nós promovemos a visita na Bienal do Livro em São Paulo e foi muito proveitosa. Este ano, já no 1º semestre, os formandos do Ensino Médio nos perguntavam quando seria a Bienal e se faríamos a viagem. Assim que surgiu a data em que começaria a Feira, encontramos uma possibilidade no calendário escolar e fizemos o convite”.

A Bienal do Livro Rio é uma comemoração à leitura, à cultura, a educação e à diversão, tendo o livro como estrela principal. Para o leitor, é a ocasião favorável de estar mais perto de seus autores preferidos e de fazer a experiência com outros. Nos pavilhões do Riocentro dedicados às atrações, os estudantes participaram de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que fomentaram a leitura.

O que estudantes buscam em Bienal?A visita sempre é proveitosa porque insere cada vez mais o estudante no universo da leitura, do conhecimento e do prazer que um bom livro pode proporcionar. É sempre novo, eles sempre encontram novos livros, novos autores, histórias diferentes, gente diferente, gostos diferentes”, ressalta Mirella Abib Ferraz.

O Evento apresentou diversas novidades e possibilitou o encontro com temáticas relevantes: “Navegando em mares conhecidos – Como usar a internet a seu favor”, de Silmara Franco e “A era da Curadoria: o que importa é saber o que importa”. “Educação e formação de pessoas em tempos velozes”, de Mario Sérgio Cortella.

Para Eduarda Jardim Monteiro, 14 anos, a visita valoriza o hábito da leitura e conscientiza de sua importância. “Na Feira encontrei os livros que queria e com preços acessíveis, contato com escritores que gosto e até peguei autógrafos. Ela foi muito organizada e tinha muitos visitantes interessados”.

Quem ainda não compareceu a XVII Bienal Internacional do Livro Rio 2015, que acontece de 3 a 13 de setembro vale a pena participar desse programa cultural. “ É uma experiência boa para quem gosta de ler. Tivemos momentos divertidos, conhecemos pessoas diferentes, além de ser um paraíso da leitura.” Comenta Estevão Frulane, do 9º do Ensino Fundamental II. Para mais informações, acesse: http://www.bienaldolivro.com.br/

Eugênia Helena FraanteEugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.