Equipe de projetos pedagógicos do Instituto Canção Nova, une a teoria e prática em atividade extraclasse realizando visita ao Museu do Vale do Paraíba
Crianças dos 3º anos do Ensino Fundamental conheceram fósseis, réplicas e reproduções de animais no Museu de História Natural de Taubaté-SP, 19. A visita foi monitorada pelos guias que responderam precisamente as mais variadas dúvidas.
O Museu de História Natural de Taubaté foi construído em 02 de julho de 2004 e guarda detalhes do passado da humanidade. Caminhar pelos corredores do museu é como realizar uma viagem ao passado até os dias atuais. O acervo é riquíssimo atendendo os gostos de adolescentes, adultos e daquelas que são fascinadas por dinossauros; as crianças. “Gostei das aves, esqueletos dos dinossauros. No passeio da escola teve muitas coisas interessantes; como as aves, escorpiões, borboletas, aracnídeos, foi muito legal”. Diz Maria Vitória Luiza, do 3º ano D.
Nesta visita elas tiveram contato com a réplica da ave Paraphysornis brasiliensis com mais de 2 metros de altura, a qual viveu nesta região há cerca de 23 milhões de anos e que deu origem a criação do Museu. O fóssil foi encontrado entre a região de Taubaté e Tremembé pelo então pesquisador taubateano Herculano Alvarenga, atual diretor do Museu.
O ambiente proporciona um dia inteiro de aprendizagem, pois, ele não é somente um local de exposição, mas também um centro de estudos científicos. Atrás das exposições existe a confecção do material, o material de pesquisa e uma equipe de pesquisadores. O Museu não é só coisa do passado, os que foram neste passeio pedagógico certamente trouxeram consigo um novo conceito; ele visa o estudo da história natural, a história do planeta, a história do passado, do presente e a preocupação com o futuro. Desse modo, a sensibilidade em relação ao estudo da História, ressalta a necessidade de preservar como maneira de manter viva a memória da humanidade. “O passeio pedagógico é muito válido no processo de ensino e aprendizagem, a criança retorna com experiência e isto faz toda a diferença”. Afirma Maria Aparecida Paiva, responsável por Samuel de 8 anos.
No período da tarde, fizeram uma visita ao Horto Municipal Renato Correia Penna conduzidos pelos educadores, o local proporcionou o contato com árvores históricas como o pau-brasil, ipês e alguns animais que encantaram a criançada, tais como o macaco, capivara, quati e pavão.
No horto a diversão foi garantida no playground, percurso em volta do lago e o momento do piquenique. Enfim, as crianças e educadores tiveram momentos de aprendizado e de diversão. Todos voltaram satisfeitos, com muitas novidades para contar e com mais vontade de aprender.
Eugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.