Crianças do Instituto Canção Nova realizaram um passeio pedagógico no primeiro Parque do Brasil
No dia 16 de junho, os educandos dos 4º anos do Ensino Fundamental do Instituto Canção Nova, viajaram para Parque Nacional de Itatiaia-RJ, cujo nome tem origem Tupi Guarani e significa pedras pontudas.
As turmas foram recebidas por um guia, que orientou a visita onde foi possível conhecer o objetivo primordial do Parque Nacional do Brasil que é a preservação de ecossistemas naturais de grande importância ecológica. Getúlio Vargas, criou o Parque em junho de 1937.
Acompanhados dos educadores, as crianças conheceram o Centro de visitantes, realizaram uma trilha e vislumbraram o Lago Azul. “A atividade extraclasse é indispensável e compreende grande valor pedagógico. A sensação agradável do primeiro contato com a flora e a fauna para algumas crianças foi indescritível, bem como a conscientização quanto a preservação da biodiversidade que apresenta grande vantagem ecológica. As crianças aprenderam que o Parque é um legado do nosso Brasil, portanto, somos responsáveis por sua preservação”. Relata a professora de geografia, Berenice Cruz.
A atividade educativa transcorreu de maneira agradável, segura e com aprendizado assegurado. “A maioria dos educandos farão uso posteriores dos conceitos adquiridos nesta atividade extraclasse. Foi uma viagem que incitou muito aprendizado e que favoreceu a convivência no Piquenique com lanche partilhado”, disse a organizadora do passeio Dinorá Pereira.
Eugênia Helena Fraante, missionária da Comunidade Canção Nova. Cursou Pedagogia e atua como Assessora de Comunicação no Instituto Canção Nova.