Rotina de estudos em casa

 

 

 

Imagem ilustrativa | pixabay.com

 

 

Não basta apenas colocar a “mesinha” do filho ao lado da sua mesa de trabalho, mas é preciso estar junto e fazer com que, a criança, assim como você, também tenha uma rotina de estudos. A grande diferença é que provavelmente, a criança tenha um tempo de concentração muito menor que o seu. Sendo assim, será necessário um volume maior de atividades, alternando entre atividades acadêmicas, artísticas e lúdicas, tudo vai depender da faixa etária da criança (algo que merece bastante atenção!).

É preciso tomar a iniciativa de criar essa agenda (ou rotina), e se esforçar para fazer a criança se engajar nas atividades propostas, e para isso é importante que elas sejam as mais diversificadas possíveis.

 

 

No Instituto Canção Nova, temos orientado os pais no envio de atividades online. Vemos também um movimento muito forte na internet de artistas contadores de histórias, abrindo o leque para outro tipo de atividade que é a “contação de histórias”.

 

 

Como vai ser minha jornada de estudos hoje? Que “metas” tenho para cumprir hoje? É preciso que questionamentos assim, sejam respondidos com clareza pelos pais e transmitido para as crianças. Busque um ambiente tranquilo e confortável, que propicie concentração para estudar. É importante que a criança não fique de pijama o dia todo, mas se vista de uma forma que retrate a disponibilidade para as atividades propostas para aquele dia.

O importante é que todas essas tarefas sejam permeadas pela presença e atenção de um adulto com muitas expressões de afeto. Muito em breve, tudo isso vai passar e as crianças crescerão e se lembrarão que passaram por esse momento difícil, no qual foram impedidas do seu direito de brincar fora de casa, ir à escola, parques, clubes, mas em contrapartida, possuirão boas memórias com os pais, com a família geradas nesse tempo, apesar de todo contexto.


Franciane Priscila Rosa Braz

Missionária da Comunidade Canção Nova,desde 2018. Cursou Psicologia na Universidade Guarulhos. Ama ler e conviver com os amigos.
Atua no Instituto Canção Nova como Psicóloga Escolar e também no Núcleo de Psicologia da Comunidade Canção Nova.