As Borboletas são insetos pertencentes à ordem Lepidóptera (do grego “asas com escamas”) que incluem também as mariposas. As borboletas são predominantemente diurnas, e se alimentam de néctar e frutas em decomposição (Brown Jr. & Freitas, 1999). A maioria das espécies de borboletas possui asas com cores vivas e são fáceis de identificar no campo (Otero, 1971).
Os alunos do nível II matutino da Educação Infantil, desenvolveram um projeto sobre borboletas, que se iniciou em sala de aula, com ilustrações de desenhos e pinturas das fases da metamorfose das borboletas. Depois desta tarefa, foram descobrir e explorar como são formadas as lagartas, que após um intenso processo de metamorfose, se transformam em borboletas das mais variadas cores.
Para concluir o projeto com grande êxito, os alunos, juntos dos professores e coordenadores, fizeram uma visita ao Borboletário do Centro de Estudo da Natureza na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), na cidade de São José dos Campos – SP onde exploraram e realizaram observações na prática de como funciona os processos de transformação das borboletas.
Mas afinal, o que é um Borboletário? Este lugar é como um zoológico para a criação de diversas espécies de borboletas e cuidados com suas fases da metamorfose. A borboleta passa por quatro fases de transformação, que são a oviposição, lagarta, pupa e imago até tornar-se uma borboleta com asas, como as conhecemos.
A professora Mayara Gonçalves, responsável pelo Nível II matutino do Instituto Canção Nova, comentou como foi à experiência do passeio realizado ao Borboletário:
“A visita ao Borboletário, foi uma vivência que trouxe a prática e a interação visual para os alunos, permitindo que fizessem suas próprias observações e conclusões, agregando mais conhecimento e aprendizagem, transformando o aluno protagonista do aprender. Eles amaram e ficaram entusiasmados com o lugar e passeio.”
A experiência, as observações e o passeio no Borboletário são parte de um projeto de Mestrado da Missionária e Diretora Ana Luiza Lopes Sinieghi, que possui o intuito de levar os educandos a terem novas descobertas e aprendizados.