Dia nacional da poesia estimula leitura, escrita e conhecimento

Dia nacional da poesia estimula leitura entre os educandos|Foto: Maria Rita/instituto.cancaonova.com

 

O dia nacional da poesia é comemorado no dia 31 de outubro em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade que nasceu no dia 31 de outubro de 1902.

O Instituto Canção Nova não poderia deixar essa data passar em branco e no dia 6 de novembro realizou em parceria com as educadoras de Português Alline Tavares, Fabiane Sampaio e Maria Inez uma pequena comemoração com os educandos em que foi preparado com muito carinho um delicioso piquenique poético para as turmas dos 3ºs e 4ºs anos do Ensino Fundamental I.

 

Educandos declamam poesias|Foto: Maria Rita/instituto.cancaonova.com

 

A atividade teve como principal objetivo celebrar a data que marca o aniversário do importante poeta, contista e cronista brasileiro Carlos Drummond de Andrade e proporcionar às crianças o contato com o gênero textual poesia que é tão rico e prazeroso.

Com muito entusiasmo, as educadoras e os educandos se reuniram no Espaço do Bom dia e do Boa tarde para declamar poesia de diversos autores e criar suas próprias poesias, com criatividade e alegria.

Além disso, a bibliotecária Miria Nunes, para aproximar as crianças não apenas das poesias, mas também do autor, conversou sobre a vida de Drummond, e leu alguns livros dele para os alunos.

Em seguida as crianças compartilharam o lanche, trocaram poesias e livros vivenciando um momento de aprendizagem significativa, de imersão cultural e muita diversão.

A bibliotecária realizou também com as turmas do 1º ano um projeto de leitura e escrita, a partir do livro “Saco de Brinquedos” do autor Carlos Urbim. Esse livro levou os educandos a um passeio no mundo da poesia através dos brinquedos e brincadeiras que mostraram os caminhos que a imaginação pode tomar.

 

Comemoração do dia nacional da poesia|Arquivo pessoal/instituto.cancaonova.com

 

A atividade estimulou o trabalho em equipe e o respeito mútuo e mostrou que o processo de alfabetização é um caminho que é conquistado dia a dia, no exercício de superar suas limitações e ultrapassar as barreiras da aprendizagem.

Leia também:

Projeto ler, escrever e pensar: Uma aventura nas emoções

II Semana do saber fazer, ler e crescer

Confira a galeria de fotos desse rico momento de aprendizado: