“Lembrai-vos de que a educação é questão de coração, do qual somente Deus pode dar-vos as chaves” (Dom Bosco)
João Melchior Bosco nasceu no dia 16 de agosto de 1815, no povoado Morialdo, localidade dos Becchi, município de Castelnuovo d’Asti, diocese de Turim. João Bosco teve uma vida difícil, com 2 anos seu pai morreu e foi criado pela sua mãe, “mamãe Margarida”. Ele gostava de estudar, mas para ajudar sua família teve que trabalhar duro no campo. Quando tinha 14 anos conheceu o padre Calosso que foi um grande amigo na busca de realização dos seus sonhos. Quando o padre Calosso faleceu João Bosco foi para a escola pública.
João Bosco conquistou seus colegas com sua maneira alegre de ser e ajudava-os em suas lições. Com o tempo as reuniões não ocorriam apenas para estudar, mas também para se divertirem e escutarem as histórias de João Bosco. Assim nascia a “Sociedade da Alegria” e todos que faziam parte estavam comprometidos a buscar livros, a conversar e a buscar jogos que contribuíssem com a alegria de todos.
Baseado na vida deste santo que se tornou o patrono da juventude, o Instituto CN dedica-se, neste ano a trabalhar com assuntos ligados a Dom Bosco na V Feira do Saber, cujo o tema foi “Sociedade da Alegria”. Esta foi realizada com os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio que culminou com exposições de trabalhos baseados neste tema.
Clique e acesse o álbum completo da Feira do Saber
Cada sala de aula apresentou um cenário da vida de Dom Bosco, por exemplo: oratório de Dom Bosco, o retrato de Dom Bosco, amigos de Dom Bosco, construção de Jogos, promotores da Alegria, a importância da Virgem Maria e Mamãe Margarida, contadores de história de Dom Bosco, visitas de Dom Bosco a prisão, Sistema Preventivo de Dom Bosco, fanfarras dos Salesianos entre outros. Tudo com arte e criatividade elaborado pelos educandos e acompanhado pelos educadores do Instituto CN.
A Feira do Saber aconteceu no dia 28 de junho de 2016. Além da comunidade escolar, as famílias também prestigiaram os trabalhos dos alunos. A organização da fanfarra com a participação dos educandos veio abrilhantar ainda mais a abertura da Feira do Saber e também a participação das crianças do Lar Padre João Benevides, que tocaram e cantaram belas canções na festa.
Por Dinorá Pereira Ribeiro – Pedagogia de Projetos