Nas aulas de Arte, os educandos dos 7ºs anos, do Instituto Canção Nova, estudaram o Movimento Modernista no Brasil, conjunto de movimentos artísticos e culturais, de arquitetura, escultura, música e literatura compreendidos entre os seculos XIX e XX e que usaram, de uma forma ou de outra, a industrialização e seus desdobramentos, como tema de suas obras.
O Modernismo fundamentou-se em uma nova tendência para as formas artísticas, onde as chamadas “tradicionais”, tornaram-se ultrapassadas, sendo fundamental deixá-las de lado e dar um novo conceito.
Para enriquecer e consolidar melhor os conhecimentos adquiridos, foi proposto em sala de aula aos educandos, o trabalho com pintura em tela inspirada na artista modernista Tarsila do Amaral.
Cada aluno escolheu uma obra de Tarsila para que fizesse então uma releitura, através da sua observação e inspiração.
Para o aluno Lucas Pereira, educando do 7º Ano B, Tarsila foi uma pintora muito famosa na época dela, e junto com seus amigos, criaram a Arte Moderna. Ela tinha o objetivo de romper com todo o tipo de conservadorismo e acabar com as técnicas estrangeiras deixando as suas obras com uma feição mais brasileira.
Já para o educando Gabriel Azevedo, do 7º Ano A, que reproduziu a tela “A Lua”, a experiência de trabalhar com tinta e tela foi bem interessante, pois não conhecia o trabalho de Tarsila e suas técnicas. Ele gostou muito de ter tido a oportunidade de pintar uma tela sobre a artista.
Ao término desse trabalho podemos concluir que a discussão em torno deste período da arte é de extrema importância para o progresso cultural e social.
As obras confeccionadas sobre tela pelos educandos do Ensino Fundamental ficaram expostas no espaço Monsenhor Jonas Abib, para apreciação da comunidade educativa.
Leia também:
Cerâmica da Tribo Indígena Kadiwéu – Arte Indígena
Escultura de papel com técnica de papietagem
Confira a galeria de fotos: