Cuidar do corpo sem exageros para preservar a saúde

Vida saudável|Foto ilustrativa|Pixabay

O corpo humano é um verdadeiro presente de Deus para nós e, sendo assim, cuidar dele sem exageros é uma forma de agradecermos pela a vida que recebemos de nosso bondoso Criador.

Uma das características marcantes do sistema corporal é que, para funcionar corretamente, se faz necessária a manutenção constante por meio da alimentação saudável, descanso adequado e exercícios físicos moderados.

Infelizmente, muitas pessoas em nosso país e no mundo esquecem-se desses cuidados básicos e, com isso, o percentual de sedentarismo aumenta consideravelmente, assim como também os problemas relacionados a ele, como a obesidade, pressão alta e até mesmo alguns tipos de cânceres.

Em contrapartida, o interesse por assuntos relacionados a estética está em alta. Prova disso são os constantes recordes batidos em cirurgias plásticas pelo nosso país.

Estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que os brasileiros já estão em primeiro lugar quando o assunto é procedimento de estética. Outro dado que merece destaque é que pessoas cada vez mais jovens buscam essas intervenções no corpo.

 

Avaliação clínica|Foto ilustrativa|pixabay.com

 

Um dos motivos desse aumento pode estar relacionado à vontade de grande parte da população de entrar em forma de maneira extremamente rápida e à redução dos preços de diversos procedimentos estéticos, que ocorreu ultimamente.

Todos os procedimentos cirúrgicos precisam ser feitos por médicos especializados no assunto, devido ao risco existente em qualquer operação, seja estética ou não.

De tempos em tempos, vemos nos telejornais notícias tristes de pessoas que ficaram com sequelas sérias ou que perderam a vida depois de passarem por cirurgias estéticas realizadas de forma inadequada e em locais clandestinos, onde não há autorização de órgãos competentes.

Caso haja a real necessidade de tal procedimento para a correção de algo em seu corpo, que comprometa a saúde, procure por um profissional devidamente regularizado no Conselho Federal de Medicina, por segurança.


Paulo Carvalho

Paulo Carvalho é especialista em treinamento físico com ênfase em Fisiologia, Educação Física Escolar e Recreação pela Esc-Esefic e Jornalista pela Faculdade Canção Nova. Atua como Educador Físico no Instituto Canção nova.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Ele será aprovado automaticamente.