O que é Cyberbulyling?

 

Imagem ilustrativa | pixabay.com

 

Estamos cada dia mais ligados às tecnologias. Hoje elas exercem um papel fundamental em nossa rotina, há quem diga que já não sobreviveríamos sem elas.

De fato as tecnologias nos ajudam muito, seja em casa, no trabalho ou na escola. Porém, precisamos ter cuidado aos excessos e sua má utilização.
Não é difícil encontrarmos crianças e adolescentes “grudadinhos” nas telinhas, mas é necessária muita atenção.

 

Assista o vídeo: Os medos na infância

 

Você já ouviu falar em cyberbullying?

O cyberbullying se trata de uma extensão da prática do bullying do ambiente físico para o virtual e assim como o bullying pode trazer inúmeras consequências para as crianças e os adolescentes.

Esta prática acontece por meio de exposição de fotografias, montagens constrangedoras, críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social, que acontecem de maneira repetitiva e sem o consenso da vítima.

Segundo o Instituto de pesquisa IPSOS, o Brasil é o segundo no ranking de cyberbullying no mundo.

As vítimas do cyberbullying em sua maioria apresentam alteração comportamental, baixa autoestima, podendo se agravar para casos de ansiedade, depressão e transtornos emocionais. Muitas vezes a vítima prefere se isolar, por vergonha, deixando de estabelecer laços afetivos necessários para o processo de desenvolvimento saudável.

Já deu para perceber que esse é um assunto sério, não é?

Para que possamos evitar o cyberbullying é muito importante que estejamos atentos ao que as crianças e adolescentes estão acessando na internet. Por isso, estabeleça horários específicos para o acesso, onde um adulto possa estar por perto supervisionando.

Além disso, instrua-os, a não se exporem demais nas redes sociais, ao cuidado com quem conversam e o que aceitam.

A família deve estar presente e disposta ao diálogo, pois só assim a vítima poderá sentir confiança em contar o que está acontecendo, visto que muitas ainda presenciam o medo e a culpa pelos fatos, deixando de contar o que está se passando a um adulto.

Estejam atentos às possíveis alterações comportamentais, dialoguem e busquem informações, a presença é extremamente importante.

Vamos utilizar as tecnologias a nosso favor!

 

Veja o DOCUMENTÁRIO: Ensino, Ciência e Tecnologia na Educação Infantil

 


Amanda Pereira

É graduada em Psicologia, Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Seus hobbies são estar junto com sua família e conviver com as crianças. Atualmente exerce a função de Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova.