Brincar expressão de ternura

 

 

O brincar permite uma relação de ternura entre pais e filhos – Imagem ilustrativa | pixabay.com

 

Você já parou para pensar: Por que você brinca com seu (sua) filho (a)? Brincar é expressão de ternura. A ternura nos possibilita uma relação de afeto e compaixão pelo outro. Uma pessoa terna é suave, atenta e compreensiva.

O brincar permite uma relação de ternura entre pais e filhos. Na brincadeira seja ela com brinquedos, movimentos, sons, figuras, fantasias, objetos, enfim, recursos estes, que estimulam o brincar, a criança se envolve com a figura paterna ou materna, numa relação amor e cuidado (ternura).

Neste tempo de Pandemia da Covid-19, seguimos orientações do Ministério da Saúde. Uma delas é o isolamento social, que nos impossibilita de explorar outros ambientes como: parquinhos, clubes, shopping, atrações que buscamos para brincar com o filho. Neste ambiente domiciliar muitos pais estão se reinventando na criatividade para explorar este local para a brincadeira. Muitas crianças relatam: “Queria tanto ir ao parquinho na pracinha!” ou “Mãe, estou com saudade da brinquedoteca da minha escola!”.

Aproveite este tempo para investir na ternura com seu filho, na presença, no olhar, no toque, no aconchego, esta virtude nos deixará mais ternos e mais feliz.

Por isso, brinque com seu filho, aproveite a sua imaginação e criatividade. E, quando acabarem as ideias, seguem algumas dicas de brincadeiras:

 

  • Espaço das Invenções: um lugar na casa para criar objetos, construir jogos. Como exemplo, uma Luneta de papel toalha;

Dica: guarde materiais recicláveis (copinho de yogurte, rolo de papel higiênico, caixas).Estes materiais vão ser úteis para suas invenções.

 

  • Oficina de consertos: construção e restauração de brinquedos quebrados ou objetos da casa;

 

  • Oficina de teatro: organizar histórias com fantasias, fantoches, construir teatro com caixa de papelão, marionetes, e poderá apresentar para a família;

 

  • Exploradores: organizar uma descoberta no quintal ou dentro da casa.Como exemplo, explorar a vida dos insetos ou reconhecer as partes das plantas. Você pode providenciar lupas, material para registrar suas observações.

Estabeleça sempre combinados com seu filho antes de propor a brincadeira, como: organizar e guardar o que utilizaram.

Uma ótima diversão em família!

 


Marina Nunes

É pedagoga formada pela UNIFATEA e pós-graduada em psicopedagogia e psicomotricidade pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL). É apaixonada por atividades manuais, conversar com os amigos e passear. Atua no Instituto Canção Nova como Psicopedagoga.