Isolamento social, e não afetivo! É tempo de fortalecimento dos vínculos

 

 

Foto ilustrativa | instituto.canaonova.com

 

Nesse tempo em que precisamos nos manter em casa para evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19), podemos encontrar uma ótima oportunidade para fortalecermos os vínculos com aqueles que nos são próximos, especialmente na relação familiar (vínculo entre pais e filhos, entre irmãos, etc).

Faz-se importante considerar alguns aspectos: apesar de estarmos em isolamento, não necessariamente estamos sozinhos em casa, mas com nossos familiares. O ambiente nos incentiva a investir nas expressões de cuidado com o outro, no diálogo aberto sobre o que cada um está sentindo diante disso tudo, e por consequência ao fortalecimento dos vínculos.

O ambiente nos incentiva a investir nas expressões de cuidado com o outro, no diálogo aberto sobre o que cada um está sentindo diante disso tudo, e por consequência ao fortalecimento dos vínculos.

Não devemos nos deixar levar por um pensamento catastrófico que, na maioria das vezes, provém do excesso de informações. Não podemos restringir a nossa vida a somente ler e escutar notícias sobre o Coronavírus. É preciso manter o fluxo de informações sobre outros assuntos em meio a isso.

É tempo para buscarmos construir coletivamente estratégias de superação e por isso, não é preciso negar o medo, a ansiedade, as angústias, o tédio, e sim, partilhar para ser ajudado.

Estando em casa, os pais precisam entender que, de fato, esse é um tempo bastante exigente para eles. Principalmente, porque é preciso disponibilidade afetiva, além de tempo para estar junto.

 

Foto ilustrativa | instituto.cancaonova.com

 

Algumas práticas bem próprias deste tempo, podem ajudar no fortalecimento de vínculos entre pais e filhos neste tempo de quarentena.

Dividir as tarefas e responsabilidades da casa, é um exemplo. É importante inclusive, incluir os membros mais novos da família na colaboração das tarefas diárias, mostrando que se trabalharmos todos juntos e nos ajudarmos, vamos fortalecer ainda mais o relacionamento familiar.

Ao longo do dia, é importante que exista tempo também para o lazer e entretenimento, e assim, podemos recuperar formas de diversão que já estavam em desuso, como por exemplo os jogos de tabuleiro ou brinquedos manuais. Esses jogos promovem o aprendizado, a diversão e o fortalecimento do relacionamento familiar, pois combinam vários fatores lúdicos, sociais e didáticos.

 

Foto ilustrativa | instituto.cancaonova.com

 

Outra dica importante, é aproveitar esse tempo juntos, em família, para aprender e fortalecer valores. Não temos dúvida que essa crise vai extrair muitas coisas positivas em todos nós, e um dos grandes valores a ser transmitido aos filhos é a empatia; pensar nos outros, em como eles se sentem, sem discriminar ninguém.

Também podemos aproveitar para apreciar a tranquilidade e a calma sentida ao ficar em casa juntos, propiciando, é claro um ambiente assim. Desta forma, podemos valorizar coisas que talvez não valorizássemos tanto antes.

Tendo em vista que, a maioria de nós não está preparado para aproveitar todo tempo disponível que temos sem um uso específico para ele, temos a oportunidade de utilizar o nosso tempo para inovar, para descobrir coisas que nos mantenham entretidos. É um tempo propício para também desenvolver a criatividade.

Atualmente, nossos relacionamentos, em grande parte, estão sendo moldados pelo ambiente virtual. Porém com a quarentena, isso mudou, o que nos leva a estar mais próximos uns dos outros, daqueles que amamos e ter a consciência do outro.

Nesse contexto, papais e mamães precisam focar na criação dos filhos e não podem delegar a ninguém (nem mesmo aos mais próximos), a educação deles.


Franciane Priscila Rosa Braz

Missionária da Comunidade Canção Nova,desde 2018. Cursou Psicologia na Universidade Guarulhos. Ama ler e conviver com os amigos.
Atua no Instituto Canção Nova como Psicóloga Escolar e também no Núcleo de Psicologia da Comunidade Canção Nova.