“Educação da Afetividade Infantil em prol de personalidades maduras”

Educadores da Educação Infantil participam de capacitação| Foto: Ana Luiza Lopes/instituto.cancaonova.com

 

Nos dias 01 e 18 de março, na sala de treinamento do RH da Canção Nova, a equipe da Educação Infantil do Instituto, participou de uma formação pedagógica com o missionário, psicólogo e escritor Adriano Gonçalves, com o tema: “Educação da Afetividade Infantil em prol de personalidades maduras”, considerando todo o processo de desenvolvimento da criança e as intervenções que favorecem na formação do caráter.

A formação foi enriquecedora e nos fez compreender melhor sobre as faculdades humanas, que são: a sensibilidade, a afetividade e a inteligência. Foi enfatizado também sobre os quatro hábitos estruturantes: o sono, higiene, alimentação e ordem, que oferecem qualidade de vida.

Adriano Gonçalves deixou claro que dialogamos com a sensibilidade da criança. Mais do que “o quê” é falado para ela, importa “o como” é falado para ela. Como educadores, precisamos ter este cuidado, para que possamos realizar intervenções adequadas que contribuam no desenvolvimento dos nossos alunos.

Precisamos também estar atentos as nossas condutas, pois somos exemplos, as crianças são mais parecidas como o que somos do que com o que queremos que elas sejam.

Outro assunto abordado foi sobre os temperamentos (colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico) no ambiente educativo, para que possamos compreender melhor como cada educando absorve o que é apresentado e quais estratégias devemos utilizar para atingir de maneira eficaz nossos objetivos.

As capacitações pedagógicas proporcionaram momentos de grande aprendizado, uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, valorizado por toda a equipe educacional, para que assim, possam oferecer uma aprendizagem cada vez mais significativa e atrativa aos nossos educandos.


Letícia Dorotéa Chaves

Dados da Autora: Letícia Dorotéa Chaves, nasceu em Cachoeira Paulista – SP. É formada em Pedagogia pela ESC Esfic, pós graduada em Psicopedagogia pela IEVAP e graduanda do curso de Psicologia pelo UNISAL. Atua na coordenação da Educação Infantil.