Projeto Ciência e Tecnologia ensina lógica de programação

 

Arduino do Projeto Ciência e Tecnologia | Foto: Eugênia Fraante /instituto.cancaonova.com

 

Atualmente, a maioria das crianças têm contato diário com a tecnologia por meio de tablets, computadores e smartphones, e são conhecidos por isso, como “nativos digitais”. A escola, também faz uso deste conhecimento para fins pedagógicos através do Projeto Ciência e Tecnologia, colaborando para o desenvolvimento do raciocínio lógico, previsibilidade, organização do pensamento, trabalho em grupo e noções básicas de informática.

No Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista, SP, as crianças da Educação Infantil têm o contato inicial com a tecnologia através dos computadores, enquanto, não são adquiridos os tablets, para este fim.

Crianças dos Níveis I e II descobrem a programação por meio do projeto Ciência e Tecnologia. De acordo com a Diretora adjunta e responsável pela proposta, Ana Luiza Sinieghi, as aulas do projeto Ciência e Tecnologia foram planejadas por temas e aplicadas na matéria de Informática. No primeiro bloco nomeado de Bússola, eles aprenderam as direções: Norte, Sul, Leste e Oeste.

 

Bússola Eletrônica do Projeto Ciência e Tecnologia | Foto: Eugênia Fraante /instituto.cancaonova.com

 

A primeira lição instruiu as crianças sobre a noção de algoritmo (uma lista de instruções que alguém pode seguir para alcançar um resultado); no segundo momento, eles praticaram o controle uns dos outros usando uma simples combinação de gestos com as mãos; já na terceira aula, os alunos relacionaram o conceito de algoritmos às atividades cotidianas da vida real.

A professora de Informática, Jéssica Ferreira Campos, ressalta que, é possível crianças de quatro e cinco anos aprenderem a programar, mesmo agindo involuntariamente. Ela acrescenta que programar, nada mais é do que criar e executar sequências, com o passar do tempo.

Entre as dinâmicas realizadas pelo projeto Ciência e Tecnologia, um dos destaque foi a placa eletrônica, um modelo de placa estática que é capaz de enviar ou receber informações a partir de qualquer sistema eletrônico conectado a ela.

 

Carro inteligente | Foto: Eugênia Fraante / instituto.cancaonova.com

 

E para encerrar o bloco da Bússola, o carro inteligente também fez parte do aprendizado inovador das crianças, no qual eles participaram de parte da construção e observaram o processo de condução prescrito para o veículo. As aulas do projeto Ciência e Tecnologia contaram com o suporte técnico do engenheiro da computação e missionário da Canção Nova, João Paulo Sinieghi.

Em breve, mostraremos o segundo módulo: Abelhas. Nestas aulas, os estudantes conhecerão as listas de instruções para programar.

Acompanhe o processo de aprendizado de nossas crianças, referente a lógica de programação para iniciantes.

 

Veja a galeria de fotos da aplicação do projeto Ciência e Tecnologia