Educação Infantil: Alunos do Nível I iniciam Projeto de Vida e Profissões

“O que eu quero ser quando crescer?!”

”O Projeto de Vida e Profissões tem como objetivo despertar nas crianças algo que já está intrínseco em sua essência, ou seja, revelar o que está em seu íntimo, revelar suas inteligências, desejos e suas aptidões.  

Com esse projeto iremos propor a seguinte pergunta para as crianças: “E você? O que você quer ser quando crescer?”

Foto: Fernando Inácio – Comunicação Instituto Canção Nova

Parece precoce demais essa pergunta se olharmos para a faixa etária, pois sabemos que a cada novo dia eles estão em processo de mudanças importantes para o seu crescimento em todos os sentidos. No entanto, a ideia aqui é de despertar e proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de se pensar, como um dia Dom Bosco nos deixou em seus escritos: “Deus nos colocou no mundo para os outros”.  

Então, a intenção é fazê-los escutar, pensar e refletir sobre algumas profissões que os rodeiam e nas diversas possibilidades que existem para sermos e fazermos algo bom para os outros e como consequência para si mesmo. É pensar quem se é para florir e dar bons frutos para o mundo. 

Nesse “Projeto de Vida e Profissões”, uma vocação em especial irá nos nortear conheceremos, de forma breve e resumida, através de um pequeno livro, a história do Monsenhor Jonas Abib. A escolha tem tudo a ver com a nossa escola, afinal, nós só temos o Instituto Canção Nova porque um dia, ainda em sua terna idade, o Monsenhor Jonas Abib decidiu dizer sim ao seu chamado, a sua vocação!

Foto: Fernando Inácio – Comunicação Instituto Canção Nova

Enfim, saber relacionar-se consigo mesmo e com os demais, perceber suas competências e habilidades, respeitar e cooperar, ter empatia e buscar experiências que enriqueçam sua aprendizagem de forma afetiva, integral e consciente é fundamental.

O educador e pesquisador José Moran, fala sobre a importância de construirmos projetos de vida na educação: O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor”. 

E com o pensamento do autor francês Jacques Delors, ainda no final dos anos 90, termino Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser”, precisamos aprofundar com nossas crianças esses pilares que contribuirão para realizar o que nós, enquanto escola, desejamos: ”Formar homens novos, para o mundo novo”.

Foto: Fernando Inácio – Comunicação Instituto Canção Nova

 

Regiane Bragatto

Psicopedagoga, Brinquedista e professora da Educação Infantil