Educação Musical como ferramenta para o desenvolvimento humano

 

Educação musical é a educação que proporciona ao indivíduo o acesso a música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A princípio, ela não busca a formação do músico profissional, e sim que as crianças e jovens, possam compreender a música, desfrutá-la e conservá-la, podendo despertar interesse vocacional.

O que interessa, acima de tudo, é o benefício na formação integral dessa criança, desenvolvendo sua capacidade criativa, introduzindo o sentido de parceria, auxiliando no desenvolvimento motor, promovendo a sociabilidade e a expressividade, reverenciando os valores culturais…

Quem convive com crianças, adolescentes e até mesmo adultos que estudam música, que tocam algum instrumento ou que cantam, observa que aquele que era agitado se torna mais calmo e concentrado. Ocorre também o oposto, deixando quem era muito tímido mais expansivo em suas relações.

O educador Rubem Alves disse, “se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música”.

 

 

 


Márcio Junior

Márcio Junior é natural de Cachoeira Paulista-SP. Formado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), proprietário e professor no Novo Som – Curso livre de música, e Educador Musical no Instituto Canção Nova.

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.