Musculação como fonte de saúde

 

 

Quando falamos em treinamento com pesos nas academias, vem à mente, de algumas pessoas, a ideia que esses exercícios são voltados somente para a estética. Apesar de serem evidentes as melhorias na questão da aparência de quem treina, há também uma série de benefícios para a saúde que, por vezes, são esquecidos ou não ganham o destaque necessário.

“Pratico a mais de 20 anos, optei pela musculação devido à necessidade de fortalecer a coluna, melhorar minha postura, fortalecer os braços e pernas, pois devido ser professor, necessito ficar um tempo grande em pé e também por utilizar muito os braços devido o uso de lousa,” relata o professor de Matemática Rodrigo Barroso.

O interesse pelo exercício físico com a intenção de melhorar a aparência pode aparecer na adolescência, devido ao fato de que o assunto “beleza física” começa a ganhar destaque nessa época da vida. Para a estudante Caroline Ramos, o treinamento de força faz bem a saúde, rende mais que outras atividades físicas e os resultados estéticos aparecem no corpo.

Quem não quer ficar com a aparência um pouquinho melhor, mesmo estando em qualquer faixa etária?

No caso da aluna Lívia Oliveira, 13 anos, o treino ajudou perder peso e melhorou a disposição.

Já em relação a educanda Carolina Lira, a musculação serve para ter saúde e ganhar massa muscular. Ela ressaltou que escolheu essa modalidade por que se sente segura em fazer os treinamentos e os aparelhos facilitam a execução da atividade.

É bom estarmos bem com o “espelho” sem exagerar, claro! Não podemos esquecer que nossa genética determina muita coisa em relação ao formato corporal, ou seja, todos nós podemos desenvolver o físico, desde que com moderação para não afetar nosso bem-estar.

Tem pessoas que olham artistas na TV com a musculatura extremamente definida e buscam ficar do mesmo jeito, chegam até a usar esteroides, anabolizantes para tentar ficar igual, porém isso pode trazer diversos prejuízos para a saúde e levar até a morte.