Projeto Borboletário Realizado Pelo Nível II Matutino

As Borboletas são insetos pertencentes à ordem Lepidóptera (do grego “asas com escamas”) que incluem também as mariposas. As borboletas são predominantemente diurnas, e se alimentam de néctar e frutas em decomposição (Brown Jr. & Freitas, 1999). A maioria das espécies de borboletas possui asas com cores vivas e são fáceis de identificar no campo (Otero, 1971).

 

 

Borboletário do Centro de Estudo da Natureza na UNIVAP \ instituto.cancaonova.com

 

 

Os alunos do nível II matutino da Educação Infantil, desenvolveram um projeto sobre borboletas, que se iniciou em sala de aula, com ilustrações de desenhos e pinturas das fases da metamorfose das borboletas. Depois desta tarefa, foram descobrir e explorar como são formadas as lagartas, que após um intenso processo de metamorfose, se transformam em borboletas das mais variadas cores.

 

 

Exercício sobre borboletas em sala de aula \ instituto.cancaonova.com

 

 

Para concluir o projeto com grande êxito, os alunos, juntos dos professores e coordenadores, fizeram uma visita ao Borboletário do Centro de Estudo da Natureza na UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba), na cidade de São José dos Campos – SP onde exploraram e realizaram observações na prática de como funciona os processos de transformação das borboletas.

Mas afinal, o que é um Borboletário? Este lugar é como um zoológico para a criação de diversas espécies de borboletas e cuidados com suas fases da metamorfose. A borboleta passa por quatro fases de transformação, que são a oviposição, lagarta, pupa e imago até tornar-se uma borboleta com asas, como as conhecemos.

 

 

Borboletário do Centro de Estudo da Natureza na UNIVAP \ instituto.cancaonova.com

 

 

A professora Mayara Gonçalves, responsável pelo Nível II matutino do Instituto Canção Nova, comentou como foi à experiência do passeio realizado ao Borboletário:

“A visita ao Borboletário, foi uma vivência que trouxe a prática e a interação visual para os alunos, permitindo que fizessem suas próprias observações e conclusões, agregando mais conhecimento e aprendizagem, transformando o aluno protagonista do aprender. Eles amaram e ficaram entusiasmados com o lugar e passeio.”

 

 

Projeto Borboletário \ instituto.cancaonova.com

 

 

A experiência, as observações e o passeio no Borboletário são parte de um projeto de Mestrado da Missionária e Diretora Ana Luiza Lopes Sinieghi, que possui o intuito de levar os educandos a terem novas descobertas e aprendizados.

 

Confira as fotos do projeto Borboletário: