Exposição retrata profunda experiência da devoção de Dom Bosco a Nossa Senhora.
Dom Bosco sempre teve uma profunda devoção a Virgem Maria, aos nove anos de idade, teve seu primeiro sonho a respeito da presença de Nossa Senhora em sua vida. Quem lhe ensinou a devoção a Maria foi a mamãe Margarida, que carregava essa devoção mariana e a ensinou a Dom Bosco.
Portanto ao falarmos de Dom Bosco nos remetemos à Virgem Maria que se fez presente, sustentando-o e auxiliando-o nos momentos de angustia e de alegria, a qual ele sempre recorria.
A figura de Mãe Margarida também está presente nas bases de projeto de Dom Bosco, uma mulher, viúva, que sustentou sua família ensinando-os o “espírito de família” e a busca pela santidade. O exemplo de amor, aceitação, confiança e apoio de Mamãe Margarida demonstravam a importância dos princípios evangélicos e da família na formação de novas pessoas, de “bons cristãos e honestos cidadãos.
A preparação para a Feira do Saber se deu a partir da reflexão do tema proposto. A partir disto foi decidido falar, além da Virgem Maria e de Mãe Margarida, sobre alguns títulos de Nossa Senhora e sua importância para o povo que é devoto, como: Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Guadalupe (México), Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e Nossa Senhora de Fátima (Portugal).
Espera-se que os educandos a partir das pesquisas e da elaboração dos cartazes aprendam mais sobre Nossa Senhora e a tenham em seus corações sempre, diante de todas as situações, que ela seja a Mãe que intercede por nós e nos acolhe como filhos e filhas com seu infinito amor.
Clique e acesse o álbum completo da Feira do Saber
Por Lucila Quirino Lopes de Paiva Souza
Professora de Ciências