Os educandos do nível II, do período vespertino da Educação Infantil, desenvolveram um projeto sobre as minhocas. O projeto tem o nome de Alfabetização Científica e Metodologia Ativa, composto por um caderno de atividades. Entretanto, a palavra minhocário ficou tão destacada para os educandos, que o projeto acabou sendo chamado assim por eles.
Neste caderno de atividades, foram trabalhados com os alunos:
Os cinco sentidos: aprenderam um cordel dos cinco sentidos, atividades e curiosidades. Ao final foi realizado um campeonato dos sentidos com direito a medalhas.
Aprenderam sobre as belas pinturas de Ana Maria Dias.
Discutiram sobre a importância da reciclagem e como separar o lixo. Começaram a limpeza pela Educação Infantil, depois foram para o prédio do Ensino Fundamental e estacionamento do Instituto, retornando para o prédio da Educação Infantil e separando o lixo.
A diretora-adjunta da Educação Infantil, Ana Luiza Sinieghi, também foi envolvida no projeto, criando uma composteira para a sala, com quarto, cozinha e o banheiro para as minhocas. Em outra parte da composteira saía o chorume, um fertilizante líquido produzido pelas minhocas, que é um ótimo adubo para a horta da escola. Os educandos alimentaram as minhocas com os restos de lanches que sobravam e faziam isso com harmonia. Os pais dos educandos relataram que eles queriam comer frutas em casa, para guardar as cascas, pois iriam alimentar as minhocas na escola.
A professora Karinny ficou surpresa com a atitude dos educandos, pois todos ficaram muito envolvidos. Para concluir o projeto com sucesso, os educandos fizeram composteiras de garrafas pets e um sorteio para as levarem para casa. O projeto mostrou não só a forma de aprender, mas também de cuidar, respeitar e amar os animais e as pessoas.
Veja também: